[slider id=”barracos”]
A manhã desta terça-feira (23) foi de muita angústia para os proprietários de alguns estabelecimentos comerciais, localizados na Avenida Sete de Setembro, em Petrolina. Durante boa parte da manhã, os comerciantes e seus familiares permaneceram apreensivos diante do cumprimento de uma decisão judicial que determina a retirada dos estabelecimentos de uma área pertencente a uma empresa particular.
Pelo menos cinco famílias retiram seu sustento dos estabelecimentos instalados ao lado da Confreire Pneus. De acordo com a irmã de um dos proprietários, Márcia Barbosa, a decisão deixa livre, apenas, a parte dos imóveis, edificada à distância de 22 metros da pista. Esta área chamada de faixa de domínio, pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e por isso até agora os comerciantes ainda podem continuar ali. Ou seja, apenas a parte de trás dos comércios será demolida.
No momento em que nossa reportagem esteve no local, o Oficial de Justiça, Cleildo Alves, já estava presente apenas aguardando a chegada das máquinas para fazer a demolição. Ele explicou que o processo sobre a desapropriação já corre na justiça desde de 1999.
“Na verdade este processo já corre desde 99 e agora a juíza Jussara Leite determinou a desapropriação e nós estamos aqui para cumprir a lei. Já havíamos dado um prazo aos proprietários para que eles retirassem seus pertences do local, nos reunimos com eles na última segunda e hoje vamos cumprir a lei”, explicou Cleilton.
Anos de dedicação:
A determinação é para desapropriar pelo menos cinco estabelecimentos, sendo quatro restaurantes e uma borracharia. Márcia explicou que algumas famílias até mesmo moram no local. “Aqui funciona não só um restaurante, mas também serve de moradia para muita gente. Aqui hoje quem mora é meu irmão, ele tem oito filhos e os outros moradores, todos, criaram seus filhos aqui”, afirmou.
Ela também questionou a propriedade da área e garantiu: “A gente tem provas, a gente tem alvará, a gente tem contas de energia, água, vigilância sanitária. Eles dizem que uma parte de seis metros que os barracos se encontram em faixas de uso de particular, mas que particular é esse como foi que ele conseguiu escriturar essa terra?”, perguntou.



Sabiam (ou deviam saber) que era propriedade particular e se instalaram mesmo assim…
Dá nisso ai, invadir o que é dos outros, pensado que vai ficar por isso. E isso ainda esta acontetecendo em muitos bairros aqui da cidade, quem tem seu lotes residenciais, cuidado! aos olhos da sociedade, o real propritário é quem irá sair como “vilão”.
meu cara snoop, são quase 26 anos,sem direito a nada
Ossakko defende que todos invasores das areas publicas e particulares, devem ser retirados para acabar com essa safadeza. Em Petrolina, exxceto as praças do centro, as outras todas são ocupadas por invasores autorizados por Marcelo Cavalçcanti.m É um absurdo, desse jeito Ossakko não aguenta.
Voces deveriam saber das coisas antes de sair comentando. Como Marcia falou eles tem alvara, contas pagas… isso nao conta????
Safadeza é vcs sairem comentando o que nao sabem.
E daí? A propriedade foi reconhecida pela justiça como sendo de quem?
sr snoop pra você que ñ sabe estao no terreno do DNIT ou seja isso pertence a UNIÂO, 30 metros do eixo da pista pra traz,não tem dono particular,procure saber das coisas primeiro ,pra não sair dizendo besteira por ai
Se é da União, já tem dono, p*rra! Vai terminar o ensino médio!
sai daê ou do mobral,a UNIÂO não se manifestou a respeito, do ocorrido,se e teu vai tu lá e retira o resto ou seu babaca
ola germana muito obrigado pelo apoio estamos juntos…..
Quando o dono não reivindica apos 5 anos eles podem fazer uso capião, pois o maior culpado foi o dono que logo no inicio não tomou providencias pois eles agora pode ir atras dos seus direitos. e cadê o prefeito onde ele esta que não ajuda os que votaram nele. ta escondido com medo. parece que esta querendo privatizar toda petrolina.parece que é a vontade dele né, Compesa, ,ceape, daqui a pouco é rio são francisco. onde ele acha dinheiro,áááá, lembrei deixa de pagar os funcionários dele. kakakakakaka. ô pais velho sem lei. existe uma lei chamada de lei dos fracos onde quem não mata vai pra cadeia e quem mata fica solto, praticamente, só ta faltando isso.
Nossa que nível de educação e esclarecimento, clarindo!