O prefeito de Juazeiro (BA), Andrei Gonçalves, e o atual gestor da 6ª Superintendência regional da Codevasf, Nino Rangel, protagonizaram um momento histórico ao assinarem, na quarta-feira (19), os Termos de Doação das áreas dos núcleos habitacionais dos projetos públicos de irrigação de Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão, repassados pela Codevasf à prefeitura. A iniciativa garante mais segurança jurídica aos moradores e abre caminho para a tão esperada regularização fundiária dessas comunidades, um sonho reivindicado há décadas.
Para Andrei, a assinatura representa um sonho antigo de milhares de famílias da zona rural. “Esse passo abre caminho para a regularização fundiária e garante dignidade a quem sempre esperou por esse direito. Quero agradecer a Codevasf pela parceria, e por essa reparação histórica, o povo dos projetos de irrigação merece. E vamos comemorar em breve essa conquista com uma grande festa com todos os moradores e produtores dos perímetros“, afirmou.
Com os termos de doação formalizados, os núcleos passam a ter condições reais de avançar em urbanização, infraestrutura, mobilidade e na ampliação de serviços públicos essenciais. A medida também traz segurança para famílias que aguardam o direito definitivo à posse de suas moradias, garantindo dignidade, estabilidade e novas oportunidades de crescimento econômico e social. “Essa é mais uma ação que reforça o compromisso com o desenvolvimento das comunidades, ampliando oportunidades e garantindo mais segurança jurídica para as famílias. Trabalho sério da Codevasf e do Governo Federal, que segue avançando“, ressaltou Nino Rangel.
Moradora do Projeto Curaçá, Valdelice Ribeiro comemorou a conquista. “Agora meu filho vai poder construir a casa dele, com o terreno regularizado. Estamos muito felizes, quero agradecer a Codevasf e ao prefeito Andrei, finalmente agora vamos ter as nossas casas de verdade“. A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Zó, do vice-prefeito Tiano Félix, vereadores, secretários de governo, do diretor do Distrito Irrigado de Maniçoba, Walter Matias – além de moradores e produtores rurais dos quatro perímetros.


