Ambulante de Petrolina denuncia “truculência” de agente da Ordem Pública: “Apontou arma e fiquei encurralada igual a rato”

por Carlos Britto // 19 de novembro de 2015 às 11:02

IMG-20151119-WA0003

Não é de agora que os vendedores ambulantes do Centro de Petrolina reclamam de supostas agressões por parte dos agentes da Secretaria de Ordem Pública. Desta vez quem veio a público denunciar mais um caso foi a jovem Érica Bruna, de 20 anos, que diz ter sido “encurralada” durante uma ação dos fiscais nesta quarta-feira (18).

De acordo com a ambulante – que vende salgados no Centro – um dos agentes teria gritado e a ameaçado com um tipo de arma que ela não soube identificar.

Eles já chegaram pegando meus banquinhos e eu disse que era meu objeto de trabalho. Aí um deles saiu do carro gritando comigo, perguntou se eu sabia com que estava falando e me encostou na parede, apontando uma arma. Não sei se era de bala de borracha ou arma de choque. Fiquei encurralada igual a um rato, e com muito medo”, denunciou Érica no programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal Petrolina.

A ambulante lamenta a atitude dos agentes e diz que precisa do trabalho para sustentar seu filho. “Eu tenho um filho para dar comida e este é meu ganha pão. Se a gente não pode trabalhar, vai fazer o que? será que eles vão me dar um emprego?”, questiona.

Explicações

Sobre a denúncia, o secretário de Ordem Pública, Jota Santos, afirmou que vai abrir uma investigação para apurar o caso, mas disse que, em alguns casos, os ambulantes tendem a “aumentar a denúncia”.

Vou abrir uma apuração sobre isso, mas infelizmente as pessoas, em alguns casos, tendem a aumentar a denúncia”. O secretário também lembra que o comércio ambulante é proibido nas calçadas da cidade e que as ações dos agentes da Ordem Pública serão intensificadas, principalmente neste final de ano.

Se a equipe ficar um dia afastada, eles [ambulantes] voltam. As pessoas têm que entender que não pode (vender nas calçadas). A fiscalização vai ser intensificada neste final de ano. Quem insistir em ficar vai ter mercadoria apreendida e vai pagar multa, se quiser reaver a mercadoria”, finalizou o secretário.

Ambulante de Petrolina denuncia “truculência” de agente da Ordem Pública: “Apontou arma e fiquei encurralada igual a rato”

  1. Jairo Fonseca Filho disse:

    Mas devemos lembrar que agir dentro da legalifade nada tem a ver com agir com arbitrariedade. Que fique claro isso.

  2. cabeçadegelo disse:

    Que rapaz valente hein? Apontar uma arma para uma moça? Devia anunciar o nome desse rapaz ai, gostaria de conhecer a valentia dele pessoalmente.

  3. naotemcomando disse:

    ta faltando comando.

  4. carlos disse:

    o conceito de ordem publica em Petrolina é diferente de todos os conceito, pessoas sem prepara sem noções de negociação, recrutamento é quanto maior o tamanho físico menor tem que ser o celebro.

  5. Luma disse:

    PETROLINA ESTÁ ENTREGUE AS BARATAS. LIGUEI ESTA SEMANA PARA A ORDEM PÚBLICA E PEDI QUE FOSSEM AO BODÓDROMO PARA VER O VANDALISMO E O ABANDONO DAQUELE ESPAÇO, ELES NEM DERAM IMPORTÂNCIA, AGORA PERTURBANDO AS PESSOAS QUE TRABALHAM ELES SABEM FAZER. V

  6. Maria disse:

    Deixem esses ambulantes trabalhar! É melhor eles atrapalhando nas calçadas do que eles roubando.

  7. Gilson Soares disse:

    Realmente ontem achei muito estranho como um agente da ordem publica estava empunhado com uma espingarda 12 ao meio da população como se tivesse em uma guerra, acho um despreparo absurdo essa maneira de atuação, muito mais simples ser abordado e conversar de a pessoa não atender chamar a policia e recolher a uma delegacia para assinar e ser responsabilizado pelo crime em questão.

  8. luiz disse:

    VOTEM 15 DE NOVO MEU POVO, EU ACHO É POUCO.

  9. Bebeto disse:

    Por incrível que pareça, Essa moça disse na Rádio Jornal que foi agredida pelo mesmo guarda que agrediu o pipiqueiro.
    Eu pergunto.
    Usso é conivencia ou incompetencia para investigar e punir.
    Pelo o que eu ouvi na Rádio Jornal, J. Santos. Faz vista grossa para a trucolencia desses despreparados guardas municipais.
    Que os agredidod prestem queixa no Ministério Público para uma invetigação séria e imparcial.

  10. realista disse:

    Acho interessante esses trabalhadores da ordem pública. Quer dizer que é proibido o trabalho de vendedor ambulante?
    Mas se eles estivessem roubando não era pior?
    Acho que deveria ser liberado logo e deixar eles trabalhar em paz,vender os lanches.
    O que é que tem ser vendedor ambulante?
    No meu ponto de vista é um trabalho como qualquer outro.
    E outra sr. Jota, ninguém precisa aumentar nada não,pq muitos já sabem o jeito que vcs atuam na cidade.

  11. cacia disse:

    ABSURDOOOOO!!! Qual o problema de uma pessoa vender mercadorias na calçada?!!! Que PORRA!! fico indignada com uma coisa dessa, não sou ambulante , eu e muitas pessoas gostamos de comprar coisas em calçadas, deixem o povo trabalhar, não consigo entender uma miséria dessa, vão pegar os ladrões os vagabundos se ocupem com coisa úteis por favor.

  12. cacia disse:

    ABSURDO!!! Fico indignada!! não sou ambulante, mas qual o problema de um ambulante vender coisas na calçada?!!! (desde que não esteja tomando a calçada toda claro ) eu como muitas pessoas gostamos dessa opção de compras então deixem o povo trabalhar, vão procurar coisas úteis para fazer por favor.

  13. PETROLINENSE disse:

    Interessante o nobre secretario de DES-ordem Publica, se preocupa tanto com o centro e não vê os bairros perifericos da cidade, na Rua Prinicipal da COHAB VI e Rio Corrente, para andarmos temos que desputarmos espaços com os Carros, porque as Calçadas estão tomadas por bares e restaurantes com cadeiras, piquetes e ate cordas, por sinal senão engano o proprio secretario morra em um destes bairros. O problema que no centro ele tem mais visibilidade para aparecer para o prefeito e nos bairros NÃO.

  14. Marcio disse:

    O pessoal da guarda municipal não tem preparo psicológico para usar de autoridade pois já vimos vários e vários casos absurdos de abuso de autoridade e a unica explicação que o senhor J dá é que estão aumentando as denuncias e que não e verdade até quando a população vai aguentar calado!!! acordem meu povo pelo amor de Deus…

  15. Filósofo disse:

    São 14 comentários. De forma unânime, contra a Ordem Pública. Já dizia o ditado. “A unanimidade é burra”. O cidadão tem que respeitar a lei e saber que calçada é para o pedestre, e não para ambulante. Quem não lembra a bagunça que era antes? Tínhamos que andar pelo meio da rua. Se for seguir a opinião do leitores aqui, Petrolina vai virar uma Babel!

  16. Imprensa Pensativa disse:

    Ela sabia que estava errada. Insiste em viver na ilegalidade, porque sabe que vivemos em tempos de Estado populista e fraco. Já se construiu o camelôdromo, matando a beleza do nosso Centro, e nada se resolveu. Pode construir 100, que problema continuará. E mais, a maioria dos ambulantes que atuam no Centro de Petrolina são de Juazeiro. Este blog omite propositadamente o domicílio do ambulante, mas todos sabem que a maioria esmagadora são oriundos de Juazeiro, assim como os meliantes que atuam no Centro da cidade.

  17. Tiago claudino disse:

    Mais uma uma vitima ate issoo esses cara ainda continua, temos que da um basta nesse. Carinha cuidado orde publica voltei vcs lembra de mim ne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários