Alvo de críticas, Compesa agiliza ações para melhorar abastecimento d’água

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2025 às 18:51

Em meio a protestos da população e críticas na Câmara de Vereadores, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está intensificando uma série de ações operacionais para melhoria do abastecimento d’água em bairros de Petrolina. Entre elas está a instalação de duas bombas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória para ampliar a capacidade de atendimento nos bairros da zona oeste da cidade e do bairro José e Maria(zona norte). As intervenções visam a minimizar os impactos causados por oscilações pontuais no fornecimento registradas nas últimas semanas.

A previsão é de que esses serviços sejam concluídos até o fim deste mês, com expectativa de normalização gradual do abastecimento nas localidades afetadas: Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Monsenhor Bernardino, Loteamento Santa Bárbara, Vivendas I e II, Dom Avelar, São Joaquim, Antônio Cassimiro II, Jardim Maravilha e Ouro Preto. Emergencialmente, a Compesa está enviando carros-pipa para escolas e unidades de saúde localizadas nesses bairros.

Obras estruturadoras

A empresa reforça que investimentos estruturadores estão em curso em Petrolina, a exemplo da construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para a cidade, que proporcionará a produção de mais de 400 litros por segundo. Em Izacolândia (zona rural) e no município de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, estão em execução obras para eliminar o rodízio, como a implantação de novas adutoras e instalação de nova ETA, que vai duplicar a vazão para as duas localidades.

Além disso, estão em licitação as reformas  e modernização nas estações de tratamento existentes (Centro e Vitória) e implantação de adutoras. São R$ 100 milhões de investimentos para Petrolina.

Alvo de críticas, Compesa agiliza ações para melhorar abastecimento d’água

  1. Sempre Atento disse:

    Pelo menos vamos ver se vai funcionar mesmo.

  2. Marcelo Macedo disse:

    Impressionante o descaso da Compesa, sou morador do Jatobá e aqui a água não tem pressão pra subir na caixa já há 15 dias. Banho e lavagem de pratos na base do balde, perdemos mesmo o conforto e a dignidade, o consolo é que no próximo ano temos a oportunidade de mudar isso que está aí.

  3. Maurício disse:

    Bagunça dessas empresas. Tinham que trabalhar, antecipando ações. E não deixar a população na pior.

  4. Cilene Cristiane da Silva luiz luiz disse:

    A Compesa devia rever o sistema de trabalho em tudo desde funcionários a gestão ,dinâmica deles não ajuda em nada a ninguém já reclamei pq a baixo da minha rua tem cano vazando dia e noite mês e ano e na minha casa não chega uma 💧 a água não tem força coragem igual a deles mesmo pra resolver o problema de ninguém compro pipa de água Pesqueira PE

  5. Carolina disse:

    Estamos sem água há 4 dias ,só vem um pouquinho na rua não consegue subir pro reservatório. Cidade universitária

  6. Fabio alves Ferreira disse:

    Ridículo saber do problema é continua nem anoite de madrugada tem agua vamos ve

  7. Lilian Danone disse:

    Cadê os senhores coelhos que, quando estava no poder queria expulsar e agora está na panelinha nem ousadia dá… enfim.

  8. Yeda costa de moura borba disse:

    Se for pra melhorar o abastecimento otimo mas se é má administração de controle de fornecimento ai sinceramente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários