Alerta: Ilha do Fogo não pode virar ‘balneário’ da criminalidade

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2014 às 13:05

ilha do fogo_600x400/Blog Carlos BrittoUma equipe do Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS-4) prendeu ontem (29) no bairro Dom Avelar, zona norte de Petrolina, mais um transgressor. O indivíduo, Cláudio Ribeiro, foi preso por tentativa de homicídio contra um adolescente no João de Deus, zona oeste. Mas ele também confessou ter participado do assassinato de Fábio Oliveira da Silva, de 28 anos, na tarde do último sábado (25), na Vila Eduardo.

Até aí, seria mais um caso rotineiro desvendado pela polícia, não fosse por um detalhe gravíssimo. Ao ser entrevistado pelo repórter da Petrolina FM, Evanílson Barbosa, o ‘Cancãozinho’, o acusado disse ter comprado a alguém na Ilha do Fogo a arma utilizada no crime da Vila Eduardo.

E revelou mais: a ilha, atualmente, seria o maior ponto de comercialização de armas na cidade. Pior informação, impossível. Não foi para isso que o Coletivo ‘Amigos da Ilha do Fogo’ lutou, no ano passado, para reaver o acesso do local aos sanfranciscanos, depois que o Exército passou a administrar a ilha.

Se de fato essa notícia for verdadeira, é preciso que movimentos como os Amigos da Ilha ou ‘O Vale Acordou’ acordem para isso. Da mesma forma como as famosas mobilizações de junho clamaram por direitos à cidadania, seria importante que se levantassem também para evitar que a Ilha do Fogo, ao invés de cartão-postal, vire um ‘balneário’ da criminalidade. Situação, inclusive, que o tão criticado Exército conseguiu evitar enquanto administrou o espaço.

Alerta: Ilha do Fogo não pode virar ‘balneário’ da criminalidade

  1. Latisha Stark disse:

    Uma sala é normalmente entendida como qualquer cômodo interno de um edifício. Porém, a expressão é normalmente associada a um cômodo específico de uma casa comum a todos os moradores. Em residências populares ou típicas da classe-média, é caracterizada como um espaço de repouso, socialização interna ou para recebimento de visitas. Geralmente há um ou mais sofás, eventualmente uma televisão e outros objetos de decoração. Este entendimento da sala como espaço privilegiado de uma residência é semelhante à forma como os moradores de países anglófonos chamam tais espaços em suas casas: living rooms (cuja tradução literal seria algo como sala de viver). Os salões, porém, mais do que simples “salas grandes”, são entendidos como espaços destináveis a usos diversos. Historicamente o uso de salas das antigas culturas de Minos ,2200ac, onde escavações em Santorini e Grécia em Akrotiri revelaram salas claramente definidas. Numa casa podem existir salas “especializadas” como sala de jantar, sala de visita, sala de jogos ou sala de televisão Reforma Cadeira Sala de Jantar Tatuape.

    1. Terra dos Impossiveis disse:

      Fumou !!!!????

    2. A+B=C disse:

      Fumou o cigarrim do cão foi??

  2. Maria disse:

    Já que está sendo utilizado para esse fim, fecha-se novamente a ilha. Pronto. Acabou! E ninguém reclame.

    1. Lys disse:

      Privar a população de um lugar que é patrimônio das duas cidades e local de lazer pra muita e muita gente é o melhor/correto a se fazer, Maria? Se o relato levantado aqui fosse real, ele não seria apenas reflexo de um problema social que deve ser encarado e combatido mas motivo de indignação, porque cabe aos poderes públicos mais do que visitantes do local que administrem, revitalizem, cuidem e fiscalizem o local, para garantir o direito da população de frequentar um espaço de lazer mais digno

  3. Fábio disse:

    Acho que quem tem que acordar é o poder público, pois é este que tem o poder de polícia para coibir as práticas criminosas, não são os movimentos organizados que tem que atuar contra a criminalidade. A sociedade organizada exigiu o acesso a ilha para o lazer, não para fazer o papel que não lhe compete. “Acordar” vale para toda a sociedade, mas segurança pública é obrigação do poder público.

  4. Observador disse:

    Calma ai…
    quem tem que combater a criminalidade é a Policia, não o coletivo amigo da ilha nem o Vale Acordou.
    o Coletivo já tem o projeto para Ilha do Fogo se tornar referencia no V.S.F
    o vale acordou esta acordado, mas, com pouca munição esperando o momento certo.
    agora quem tem que acordar são nossos administradores publico.
    que acha que estamos dormindo.

    segue em frente mesmo quando todos dizem não.

    Observador.

  5. Geraldo dos Santos disse:

    Todos cidadãos, digo, cidadãos, de Petrolina e Juazeiro, já sabiam que há muitos anos a ilha do fogo deixou de ser palco de entretenimento por parte de famílias. Ali só serve para juntar o que não presta. Não é, nunca foi, nem será novidade o fato de ali ser lugar de encontro de criminosos de todas as espécies. Chego a conclusão de que esses movimentos que foram feitos pela liberação da da ilha ao “povo”, eram encabeçados por pessoas que integram essas quadrilhas e amargavam prejuízos no tempo em que o local era dominado pelo glorioso e honroso Exército Brasileiro!

    1. Lúcia disse:

      Faço minhas as suas palavras Geraldo dos Santos! Inclusive já ouvi vários relatos de pais que levaram seus filhos e os mesmos foram “obrigados” a dividir espaços com pessoas fazendo o uso de drogas sem a menor discrição!

  6. fbdias@globo.com disse:

    Não era isso que a população queria? tai a resposta, cadê os banhistas familiares que se diziam que estavam acabando com lazer familiar e fazendo teatro contra o exercito? Quem tem que acordar é o exercito e tomar de volta a segurança da ilha e ponto final.

  7. angelica disse:

    NOVIDADE SERIA SE ISSO NÃO ACONTECESSE, VENDA DE ARMAS, DROGAS ETC…E TUDO MAIS QUE NÃO PRESTA. DEVERTIA TER FICADO MESMO ERA COMO EXÉRCITO

  8. Rafael disse:

    O exército devería voltar para lá pois pelo menos eles tem moral para coibir estes atos! Nunca vi uma viatura sequer da polícia na ilha para cuidar da segurança do local e coibir qualquer prática criminosa!

  9. Maria Rita disse:

    Tá, então fecha-se a ilha do fogo e o problema esta resolvido? O problema da pessoa que postou esse texto, claro, o problema dele com a ilha do fogo e que estará resolvido. Qual o problema que ele tem com a ilha do fogo? ninguém sabe.

  10. Heitor_HotPants disse:

    Que grande MENTIRA, todo final de semana tem polícia lá revistando os visitantes, não tem sentido nenhum essa informação.

  11. Flavio Murilo disse:

    Realmente essa notícia é um verdadeiro absurdo, uma mentira deslavada e completamente descabida. Quem fala mal da ilha do Fogo é quem não conhece, quem não vai lá. A policia militar de Pernambuco e o Exercito brasileiro estão realizando um excelente trabalho no local, nunca ví a ilha tão bonita e segura como esta agora, nos dias em que esta aberta sempre esta cheia de famílias. Realmente os jornalistas que escreveram essa matéria deveriam ter vergonha, pois demonstram claramente que são completamente ignorantes e que escrevem sobre oq não conhecem. Agora os movimentos sociais tem que combater a criminalidade, isso só na cabeça de quem escreveu essa matéria.

  12. Bruno Sullivan disse:

    i

    1. Bruno Sullivan disse:

      Dá vontade é de rir. Uma enorme gargalhada com tamanho sensacionalismo sem o básico de credibilidade. Eu quando estive la, último sábado dia 251\2014, me deparei com três guardas fixos do exercito, uma viatura com 4 PM’s prestando apoio periódico, e ainda chegou a Federal apreendendo as motos que os frequentadores deixaram na entrada da Ilha, logo que não não é permitida a entrada de veículos no local. Os guardas do exército, em um ato de abuso de poder( e por falta do que fazer), alegando risco as pessoas presentes, em uma de suas muitas rondas presenciadas por mim. Bateram num cachorro o expulsando, deixando indignadas varias pessoas, quais saíram em defesa do animal, sem muito exito, tendo em vista a arrogância do guarda. Então penso: Diante dos fatos, como estaria á ilha servindo ao tráfico e as demais coisas sugeridas nas entrelinhas do texto presunçoso e tendencioso em questão? A não ser que as mesmas estiveram sendo praticadas e permitidas num esquema ilegal pelo exército e as polícias que atuam no local. Eu vejo nesse tabloidizínho qualquer, uma noticia puramente sensacionalista, com um único fim, a desmoralização dos movimentos citados. O Vale Acordou e Os Amigos Da Ilha. Façam-me o favor! ” Balneário da Criminalidade.” Realmente é cômico! E mesmo que por ventura algumas dessas informações viessem a ser verídicas, devo ressaltar que a Ilha é administrada em momento vigente pelo exército, logo se alguém tem alguma responsabilidade sobre, é o exercito! Em parcerias com as polícias de apoio.

  13. Jucinei Martins disse:

    Não entendo porque as pessoas combatem tanto a Ilha do Fogo. Lá não é balneário de bandidos e sim de esportistas, profissionais e famílias. Lá é sim um cartão postal das duas cidades, o qual é desprezado pelas autoridades.
    É MUITA CRIATIVIDADE DE ALGUÉM FICAR DIZENDO QUE UM LOCAL QUE ESTÁ SOB A GUARDA DO EXÉRCITO É O MAIOR PONTO DE COMERCIALIZAÇÃO DE DROGAS DA CIDADE.
    Vocês devem respeitar o Exército e os Movimento Sociais.

  14. Lys disse:

    Gente, que MENTIRA! Mas deixo duas observações pro péssimo texto. Primeiro esse discurso aurático que ainda insistem em propagar por aí de que a ilha é ponto de venda de drogas e armas deve ser destruído, porque cria-se uma imagem de que a ilha por si só já é ruim. Essa infelizmente é a impressão que muitos que não conhecessem a verdadeira realidade da Ilha tem a respeito dela. Nenhum espaço “nasce” marginalizado mas sofre interferência do meio, e aqui os maiores culpados são a má administração e o descaso dos poderes públicos para com ele, seja qual espaço for. Segundo que como já disse, os culpados e MAIORES responsáveis são os poderes públicos, logo não vejo sentido em chamar a atenção de movimentos sociais dessa maneira, como quem atribui-se a eles a responsabilidade pelo que acontece ou deixa de acontecer na Ilha.

  15. Rodrigo Wanderley disse:

    De que forma essa arma foi comercializada na Ilha. Acredito ser algo sensacionalista, levando em consideração que a Ilha vem sendo policiada, havendo abordagem policiais realizadas pelo Policia Militar do Estado de Pernambuco. Agora, existe uma percepção infundada que a Ilha do Fogo é um lugar sem lei. Um argumento que muito foi utilizado e ainda paira no inconsciente coletivo daquele que nunca frequentaram de fato aquele balneário paradisíaco, que precisa de mais atenção, mas paradisíaco. Acho muito mais provável essa arma ter sido vendida em qualquer esquina, na ilha é muito pouco provável. Tendo em vista o políciamento e a presença do Exercito Brasileiro. Mas é plausível a afirmação do deliquente, já que livra o verdadeiro local de venda de armas e os verdadeiro vendedor. É preciso, contudo, muita criticidade na interpretação dos relatos. Nem tudo que é falado é verdade. E nem toda verdade e falada.

  16. selva disse:

    nosso exercito tem que voltar pra ilha,so serve para criminoso e vagabundo.pronto.

  17. Rafael disse:

    Argumentos tão frágeis quanto esses soam-me pueris, dignos de risos, gargalhadas até. Resolve-se o problema do tráfico de armas e drogas restringindo o acesso a ilha? Afinal, quem trafica é a própria ilha, com suas “mãos” de pedra? Na ausência desse espaço, as práticas criminosas que por ventura lá são cometidas deixarão de existir ou apenas mudarão de “endereço”?
    Essas singelas questões são suficientes para desmontar esse assombroso alerta.
    A ilha é sim frequentada por famílias inteiras, em sua grande maioria, negras e pobres.
    Quem sabe o problema seja outro: uma espécie de “sujeira étnica” promovida por esses frequentadores, dada a visibilidade da ilha… Enfim, prefiro não crer nisso.

  18. Cleiber Coelho Assis disse:

    Já que a ilha é “comandada” pelo exército, cabe ao próprio, evitar a entrada de armas, drogas, etc. Armas e drogas são vendidas em todas as partes da cidade. Não se pode colocar a ilha como “bode espiatório.

  19. Styl disse:

    Amigo Carlos Britto, é sensato, quando divulgar informações tão duvidosas, como depoimento de um BANDIDO, deixar bem claro que quem MATA, MENTE. Essa informação não tem cabimento, e se tem algo que deve ser lembrado como culpado é a própria polícia que está lá revistando todos e não encontra essas armas, isso assumindo que essa história é verdade, o que não é. Estamos em Nárnia? Onde está o senso crítico da mídia? Agora tudo que se fala é tomado como verdade? Ninguém sabe refletir? Ou será que o petrolinense detentor de informação se deixou levar pela mediocridade e, de repente, perdeu a capacidade intelectual e não saberia publicar uma notícia se o Ctrl e o mouse do seu computador quebrasse? Reflitamos. Ou esse cara mentiu pra não dedurar o vendedor, e inventou a história mais cabeluda possível, na qual ele se livra da culpa. Ou a própria polícia o colocou pra dizer essa história e, assim, não ter mais trabalho aos sábados e domingos na ilha do fogo.

  20. Ivis disse:

    Oi, Sr. Antônio Carlos Miranda, por algum acaso você já pisou os pés nessa ilha após a reabertura ao público? Acho que não, pois estar publicando tamanha inverdade sem fatos ou provas sobre, é pura discriminação e um grande sensacionalismo de sua parte. Pois bem, se os “marginais” falassem que tinham obtido a tal arma na ilha do Rodeadouro (ilha Turística) esse caso teria passado despercebido e nem pensariam em publicar nesse blog. Enfim, as pessoas que frequentam a ilha do fogo, são pessoas humildes com o acesso ao lazer limitado, que só podem apreciar nosso rio São Francisco, através dessa ilha. Mas a politica quer “descer o pau” no povo de qualquer maneira, e para isso arruma formas ou desculpas para retirar um direito que é nosso, direito esse que já nos retiraram uma vez e foi dado em migalhas depois de muita luta de pessoas de bem. Agora quer nos retirar de novo sem qualquer escrúpulo. No coletivo da ilha e no vale acordou não tem marginais, só pessoas que lutam pelo bem comum, estamos acordados sim!! Muito obrigado por nada.

  21. desacreditado disse:

    Além da ausência do poder público está omisso a população que usa também deixa a maior imundice na ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários