A Prefeitura de Petrolina recebeu na quinta-feira (21) o prêmio ‘Amiga da Biblioteca’, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), através da Comissão de Educação. A comenda reconheceu o trabalho desenvolvido na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, que abriga 22 mil livros, incluindo publicações em braile, e recebe cerca de 2 mil visitantes mensalmente. A unidade foi modernizada em 2020, o que trouxe mais acessibilidade e conforto para o local. A indicação de Petrolina para a premiação foi do deputado Antonio Coelho (União).
O presidente da Comissão de Educação, Renato Antunes (PL), comandou a solenidade de premiação e ressaltou que a iniciativa reconhece o trabalho que vem sendo feito no equipamento contemplado. Para ele, em tempos de imediatismo tecnológico, a valorização da biblioteca pública é um ato de coragem.
“Que possamos incentivar a leitura, sobretudo no período de hoje, onde tudo é digital. A gente precisa cuidar desse hábito. Esse prêmio é mais do que um reconhecimento simbólico, é o reflexo de uma política de valorização de gestões municipais que investem na preservação da memória, no hábito da leitura e na promoção da cidadania por meio do acesso democrático ao conhecimento”, explicou.
A honraria foi recebida pela secretária de Educação de Petrolina, Rosane da Costa, que destacou a importância dos livros e da escola para que haja esperança no futuro. A gestora lembrou ainda das melhorias implementadas na educação do município sertanejo, que atualmente conta com sete escolas em tempo integral, todas com bibliotecas. Segundo a secretária, a Biblioteca Cid Carvalho é um orgulho para todos no município. “Nossa biblioteca funciona todos os dias da semana, no período noturno e também aos sábados e domingos, para garantir que até aquelas pessoas que trabalham durante a semana possam fazer uso dela. Esse equipamento nos honra muito”, declarou.
Também prestigiaram a solenidade compondo a mesa o gerente da Biblioteca Pública de Pernambuco, Antônio Moura, a chefe da Unidade de Apoio às Bibliotecas Municipais do Estado, Marta Diniz, e a gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo.
O prêmio
O Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca foi criado em 2015 como forma de reconhecer, valorizar e incentivar as administrações municipais que investem na criação, manutenção, ampliação e modernização de bibliotecas públicas e escolares no Estado. Esta foi a 11ª edição do evento.


