Alepe aprova orçamento do Estado e autorização para empréstimo de R$ 1,7 bi

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2025 às 07:24

Foto: Nando Chiappetta/Alepe

Em dia de muitas votações, o Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nessa terça (16), em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei (PL) nº 3.057/2025, que autoriza o governo do Estado a tomar empréstimo de até R$ 1,7 bilhão junto a instituições nacionais e internacionais. Deputados da base governista vinham cobrando, em pronunciamentos, a votação da matéria, que tramitava em regime de urgência na Alepe desde junho de 2025. O Parlamento já havia autorizado outras operações de crédito nos últimos anos.

O aval para o empréstimo do Governo se somou à aprovação de projetos importantes, como a Lei Orçamentária Anual de 2026, a revisão do Plano Plurianual 2024-2027, as propostas de emenda à Constituição nº 31 e nº 32, além de projetos de autoria do Poder Judiciário e da própria Mesa Diretora da Alepe.

Ao fim das votações, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), salientou o empenho da Casa na votação de pautas de autoria da governadora Raquel Lyra. “Todos os projetos enviados pelo Poder Executivo, sem exceção, foram aprovados por esta Casa no ano de 2025. Então, não há nada pendente. Está tudo zerado”, afirmou. Porto foi aplaudido pelos deputados presentes.

De acordo com o Regimento Interno da Alepe, a sessão legislativa ordinária termina em 21 de dezembro. Em seguida, os deputados entram em recesso. Os trabalhos serão retomados em 1º de fevereiro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários