A aldeia indígena Bem Querer de Baixo, em Jatobá (PE), no Sertão de Itaparica, foi alvo de novos ataques no último sábado (8). A igreja católica da localidade sofreu uma tentativa de incêndio e teve vidros e portas quebrados.
É o segundo incidente do tipo em menos de dois meses. Há 41 dias, a única escola e o único posto de saúde da localidade foram incendiados. No sábado, como no ataque anterior, ninguém ficou ferido.
Os prédios atacados estão próximos à área de conflito com posseiros, dentro da Terra Indígena Pankararus. Para lideranças dos índios, que temem represálias e pediram para não ser identificados, os atentados estão ligados à disputa por terras.
Em setembro, 12 famílias de posseiros que moravam na aldeia foram retiradas da área que ocupavam ilegalmente. A desocupação precisou de força policial, já que os posseiros se recusaram a cumpriram ordem judicial de deixar o local. Posseiros ameaçaram os índios, de acordo com relatos.
Ameaças
Os Pankararus afirmam que diversas casas que, segundo o acordo judicial, deveriam ser transferidas aos índios, foram queimadas. Eles também dizem receber ameaças de que os posseiros envenenariam as águas utilizadas pela aldeia.
Lideranças indígenas procuraram a polícia. O grupo registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Jatobá e pediu segurança. A reportagem do UOL, não conseguiu contato com a Polícia Civil para comentar o caso. (Fonte: UOL)


