Agricultores reclamam do atraso para entrega dos lotes do Salitre

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2010 às 15:07

Salitre projetoO que deveria ser comemorado com festa e alegria está se tornando uma verdadeira dor de cabeça. A Codevasf deveria entregar, de setembro para outubro de 2009, 255 lotes para os agricultores contemplados com a primeira etapa do Projeto Salitre. Mas os descaminhos na execução dos trabalhos começaram quando foi quebrado o protocolo por parte do próprio governo que não cumpriu a agenda. E, além de transferir o período de entrega dos lotes para os meses de março a abril deste ano, reduziu esse número para apenas 73.

Na data, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e toda a sua tropa de choque, incluindo a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. 

“Isso é um absurdo. Como é que o Governo Federal muda a data de entrega, reduzindo em mais de dois terços a entrega dos lotes, e ainda vem fazer campanha política, brincando com a paciência de todos nós? Isso é uma estupidez. O Ministério Público Federal tem que tomar uma providência, porque houve quebra de compromissos na data de entrega, na quantidade estipulada, no edital que foi publicado, e além do mais estão usando verba do próprio Estado para fazer propaganda política antecipada, através de nosso sofrimento”, denuncia o agricultor Denílson Soares Cavalcante.

Ele afirma ainda que os agricultores, em reunião, realizada recentemente no auditório da Uneb, decidiram convidar os três deputados federais, juntamente com a direção da estatal para que possam dar explicações. 

O projeto destinará 5 mil hectares para a fruticultura no município, divididos na primeira etapa em 255 lotes para pequenos agricultores, 18 para médios e três para grandes empresas. No projeto consta ainda incentivo para financiamentos de drenagem, construção de residências e compra de kits para irrigação. Durante o processo de classificação dos beneficiados com o projeto, houve grande reclamação dos moradores da região do Salitre, que se sentiram excluídos da seleção.

Através dos critérios estabelecidos no edital da Codevasf, a aquisição de lotes pode ser feita também por pessoas de outras regiões do estado, e mesmo do país, com nível de escolaridade e com poder aquisitivo relativamente alto, excluindo pequenos produtores. O Projeto Salitre foi iniciado em 2000 pela Codevasf, e faz parte do plano de combate à seca no Nordeste do Brasil, recebendo investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no valor de R$ 251,5 milhões.

Fonte: Ação Popular (foto: Codevasf)

Agricultores reclamam do atraso para entrega dos lotes do Salitre

  1. Alerta disse:

    Isso é uma vergonha, vão entregar apenas 73 lotes dos 255 previstos com festa para Dilma e Lula, mídia e propaganda. Os Agricultores deveriam era ocupar a CODEVASF e impedir esta inauguração mentirosa, durma Juazeiro com uma mentira dessa. Onde estão nossos 3 Deputados Federais Joseph Bandeira, Jorge Khoury e Edson Duarte, os Estaduais Roberto Carlos e Misael Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários