Agricultores do sequeiro serão incluídos na PPP do Pontal

por Carlos Britto // 16 de outubro de 2010 às 13:18

Com a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do governo federal prestes a ser implementada pela Tetto SPE (vencedora da licitação) no Projeto de irrigação Pontal em Petrolina, os agricultores do sequeiro estão sendo capacitados para serem inseridos no novo modelo de gestão agrícola.

Ontem (15), consultores da empresa Projetec apresentaram à direção da Codevasf um balanço das atividades relacionadas ao Projeto Pontal Sequeiro. Com viés social, o Pontal Sequeiro, desenvolvido pela Codevasf, oferece treinamento e capacitação para centenas de pequenos produtores além de executar a divisão de lotes para 135 famílias. Elas terão direito a lotes de, no mínimo, 50 hectares que estarão equipados com pontos de distribuição de água potável para consumo humano e dessedentação animal.

No modelo de exploração sugerido pela Projetec, as atividades produtivas nos lotes de sequeiro estariam voltadas para a realidade socioeconômico com enfoque na ovinocaprinocultura, criação de abelhas, extrativismo, cultivo da mandioca, palma para ração animal, entre outros. Pelos cálculos da Projetec, a renda média ficaria em até dois salários mínimos por lote, considerando-se produção sem valor agregado.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf em Brasília, Clementino Coelho, representantes da Tetto estarão em Petrolina até o final do mês para analisar as propostas do Projeto Pontal Sequeiro. Clementino reforçou que a concessionária, além de gerir a área irrigada do Pontal, vai diversificar a produção na área de sequeiro integrando-a com a irrigada. “Nesse sentido, eu acredito que a gente vai ter êxito na integração da Parceria com o Projeto Sequeiro] porque já existe essa sinergia com quem ganhou a PPP”, diz, confiante, o dirigente. (com informações e foto da CM Codevasf)

Agricultores do sequeiro serão incluídos na PPP do Pontal

  1. Desconstruidor de Discurso disse:

    Quem vcs querem enganar…

  2. Cândido disse:

    É impressionante como as coisas pro homem do sequeiro são difíceis, pois quando tem uma luz no fim do túnel e existe uma proposta de apoio ao sertanejo ainda aparece pessoas desinformadas e de caráter duvidoso para fazer este tipo de comentário acima….é importante primeiro colher as informações para depois fazer qualquer critica, inclusive esta será de bom grado quando for construtiva e vier de pessoas sérias e que tem um nome.

  3. Sanfranciscano disse:

    Esse Cândido deve ser um lulista de carteirinha pra acreditar no PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários