Facilitar ao máximo a viagem dos eleitores que residem na capital, mas que votam em cidades do interior. É o que pretende a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) ao adotar uma série de medidas junto às concessionárias do transporte intermunicipal.
Na Rodoviária de Salvador, a expectativa é de que sejam abertos 200 horários extras de ônibus, além dos 540 normais, que diariamente são cumpridos pelas empresas – devem deixar a capital aproximadamente 66 mil pessoas. Caso a demanda seja maior, as empresas abrirão novos horários extras, além dos 200 inicialmente previstos.
“Os 12 polos da Agerba no interior foram orientados no sentido de agilizar o transporte entre as cidades para facilitar o comparecimento dos eleitores aos seus redutos”, explica o diretor-executivo da Agência, Renato Andrade. Até o momento, os destinos mais procurados são as cidades de Vitória da Conquista, Porto Seguro, Jequié, Santo Antonio de Jesus, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Paulo Afonso e Juazeiro.
A previsão da Agerba é de que o movimento de saída da cidade comece a se intensificar a partir de quinta-feira (28). Equipes de fiscalização da Agência estarão trabalhando em regime de 24 horas na Estação Rodoviária e nos terminais hidroviários do ferry boat, em São Joaquim e Bom Despacho. Reclamações podem ser feitas à Ouvidoria da Agerba, diariamente, das 7h às 19h, pelo telefone 0800 71 0080 (ligação grátis).


