Nesta quinta-feira (15), em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, cerca de 30 agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) participam de mais uma etapa do curso de capacitação, que tem o objetivo de qualificar a atuação destes técnicos junto às 1.800 famílias dos dez municípios do Araripe e de Parnamirim, no Sertão Central, que foram beneficiadas por duas chamadas – nas quais o Centro de Assessoria e Apoio aos trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga) foi contratado para atuar.
A formação acontece durante todo o dia no auditório da sede urbana do Caatinga e terá como tema: ‘Exercitando a análise de agroecossistemas’. Na ocasião, serão realizados exercícios práticos de leitura/análise do território onde cada agente de Ater atua, além de reflexão sobre os conflitos socioambientais da agricultura camponesa com o agronegócio, dentre outros aspectos.
O curso é uma realização do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e o Caatinga, junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). (foto/divulgação)


