O aniversário da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias e o dia municipal dos ACSs e ACEs não ofereceu nenhum motivo para comemorações.
Segundo o presidente da entidade que representa a categoria em Petrolina, vereador Manoel da Acosap (PHS/foto), não houve avanços que justificassem algo a ser festejado.
Em julho de 2014, foi sancionada a lei que regulariza o salário da categoria, porém a Lei ainda tem de ser regulamentada no município.
De acordo com o presidente do Sindicato, está sendo aguardada, ainda essa semana, uma reunião com o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, para definir como e quando será implantado o direito da categoria.
Os ACSs e os AGEs são parte do programa do Governo Federal de prevenção à saúde. Mas de acordo com o vereador, o governo esqueceu a importância dessa parte do programa preventivo, que evita custos o poder público e traz qualidade na saúde.
“A presidente eleita desistiu dos programas mais importantes, o de saúde preventiva. Estamos lutando para que isso permaneça”, afirmou o vereador que tem reunião marcada com o prefeito para ajustar a situação. “Só depois de falarmos com o prefeito podemos realizar assembleia e reunir a categoria para definir ações”, ressaltou.



A presidente Dilma sancionou o piso dos agentes de saúde, uma luta de muitos anos e esse vereador sem sal, vem dizer que ela esqueceu da saúde básica, não seja desonesto vereador, reconheça que no governo Dilma vocês tiveram um grande avanço.
Livia
O jogo duro quem faz é o nosso “querido” prefeito Júlio Lóssio!!!???
Afinal o que conseguimos foi com a justiça.
joga duro manoel… dilma sancionou falta o nosso querido prefeito .