Um conjunto estruturado de ações estratégicas adotado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem gerando resultados expressivos no abastecimento para os municípios de Afrânio, Dormentes e para o distrito de Rajada, na zona rural de Petrolina (todos no Sertão do Francisco), que enfrentam historicamente dificuldade de abastecimento d’água. As ações vão desde o reforço de equipes ao aumento das ações de fiscalização em redes de abastecimento.
Dados consolidados no último ano apontam crescimento significativo na oferta de água. Em Rajada foi registrado aumento de 13%; em Afrânio; 19%; e Dormentes, alcançou a maior ampliação, de 38%, no volume de água distribuído à população atendida pela Adutora Maria Tereza.
Os avanços são resultado de planejamento técnico rigoroso, gestão integrada e fortalecimento de parcerias institucionais, incluindo o reforço das equipes operacionais, ampliação da frota de veículos e intensificação das ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar e Polícia Civil.
Redução de perdas
Essas medidas, iniciadas há dois anos, já contribuíram para reduzir perdas, coibir irregularidades e garantir maior eficiência na distribuição. “Os resultados demonstram que investir em pessoas, planejamento e parcerias é fundamental para assegurar a melhoria do abastecimento em municípios com histórico de dificuldade de abastecimento, garantindo que a água chegue de fato a quem tanto precisa”, destaca Douglas Nóbrega, presidente da Compesa.
Além disso, a Companhia implantou estudos técnicos e monitoramento contínuo da adutora, promovendo ajustes operacionais que tornaram a distribuição mais equilibrada e eficiente. Como reflexo, houve redução significativa da dependência de carros-pipa, especialmente nas áreas rurais, reforçando o compromisso da Compesa com a sustentabilidade do sistema e o atendimento regular aos usuários.


