Ação preventiva de combate às drogas será realizada em escolas de Petrolina

por Carlos Britto // 24 de março de 2011 às 14:50

A partir da próxima semana seis escolas de Petrolina deverão ser contempladas com um trabalho preventivo de combate às drogas. Os alunos inscritos no programa vão participar de um módulo de dez aulas, sendo uma por semana, com 45 minutos de duração, cada. O objetivo da ação é mostrar aos jovens os danos causados pelo o uso e comercialização de entorpecentes.

As aulas serão ministradas por policiais militares. O evento conta ainda com a realização de oficinas, distribuição de cartilhas e conversas com pais e professores. A iniciativa faz parte da parceria entre a secretaria de Educação de Petrolina e o 5º Batalhão da PM, através do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD). (com informações do JC Online)

Ação preventiva de combate às drogas será realizada em escolas de Petrolina

  1. Roberto Guedes disse:

    Será se vão falar sobre a droga do nosso p….. nessas aulas???

  2. galdino neto disse:

    Caro Carlos Britto,
    Venho pedir um espaço para manifestar o meu engajamento nessa luta. Fui dependente de álcool por 16 anos e hoje estou livre, um dia de cada vez. Muitos acham o álcool ingênuo, por ser socialmente aceito e ser lícito. Mas ele é tão perigoso quanto as outras drogas. Segue minha manifestação:

    Espero que os policiais militares estejam realmente preparados para abprdar o tema. Ainda cabia psicólogos e psiquiatras nessa problemática. Espero também que eles não se esqueçam que álcool também é droga, decerto a que vem causando mais problemas à polícia, desde agressões domésticas, a casos mais graves, inclusive provoca invalidez, demência, perda de controle, loucura e morte. Poderiam dar espaço de participação aos grupos Narcóticos Anônimos, o NA,que funciona na Biblioteca Municipal, ao AA (os Alcoólicos Anônimos), os Al-Anons (familiares de alcoólicos), os Nar-Anon (familiares de usuários de drogas que não o álcool), s psrticipação da própria Justiça e do Ministério Público (hoje existe o que se chama de Justiça Terapêutica- Veja mais informações em http://www.tjpe.jus.br/justerap e http://www.abjt.org.br ), pois assim a palestra ficaria diversificada, rica e cheia de troca de experiências entre as mais diversas entidades. Com todo respeito que tenho pela instiuição Polícia Militar, acredito que o tema abordado por ela se centralizará na questão da segurança. Se segurança resolvesse problemas de drogas, já teria sido resolvido a séculos. A questão é a prevenção, o conhecimento, a participação efetiva das famílias, o surpimento de informações, a conscientização dos efeitos deletérios de todas as drogas, lícitas e ilícitas. Não é tema para um dia só. Hoje a Organização Mundial de Saúde reconhece a dependência química como doença, ou melhor, como uma síndrome, um conjunto de fatores, orgânicos, psíquicos, sociais, genéticos, familiares que levam o indivíduo a utilizar -se de drogas de maneira doentia, descontrolada, prejudicando a si e aos outros. É uma batalha dura, árdua. Áqueles que conseguem vencê-la no dia-a-dia após anos de uso podem ser considerados herois, que a coisa não é fácil. Fica meu recado aos jovens: Não entrem nessa. Pode ser que haja saída, pode ser que não. Por isso não é bom arriscar. Viver sóbrio é maravilhoso. Droga, como o próprio nome diz, é uma droga. Como diz o ditado: Primeiro o homem usa a droga. Depois a droga usa o homem.
    Paz a a todos e parabéns pela iniciativa.
    Obrigado Carlos Britto, pelo espaço.

  3. jose maria xavier disse:

    Oi! gostei muito do seu blogg. Estou fazendo um trabalho _ AÇÃO PREVENTIVA DAS DROGAS NAS ESCLAS” gostaria que vc me enviasse um material que pudesse me ajudar nessa tematica.
    jose maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários