A Polícia Civil da Bahia (PCBA), por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Santo Antônio de Jesus, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação ‘Recôncavo’, de forma integrada com a Polícia Militar (PMBA), em municípios daquela região. Durante as ações integradas, são cumpridos mais de 30 mandados judiciais contra lideranças, membros e pessoas associadas ao crime organizado.
As investigações da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) culminaram na identificação de envolvidos com homicídios, sequestros, torturas e o tráfico de drogas em diversas regiões do Recôncavo baiano. Três homens foram presos, e três resistiram à abordagem policial. Eles foram atingidos e encaminhados ao atendimento médico, porém não resistiram aos ferimentos.
As forças integradas apreenderam três submetralhadoras; três fuzis M4; carregadores de fuzil e pistolas 9 mm; drogas; uma granada; duas espadas e um machado, instrumentos que podem ter sido utilizados na decapitação de duas vítimas e no esquartejamento de outra. Esses crimes ocorreram em julho deste ano.
Efetivo
A Operação Recôncavo conta com mais de 200 policiais da 4ª Coorpin/Santo Antônio de Jesus, com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin)/Leste, de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Leste) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Também estão presentes unidades especializadas e operacionais da Polícia Militar da região, CIPE Litoral Norte e Recôncavo, 27ª e 85ª Companhias Independentes da Polícia Militar, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e o Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo). Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizam perícias com uma base móvel no local das ações. A ação integrada permanece em andamento, com novas diligências sendo realizadas para a completa identificação e desarticulação da organização criminosa atuante no distrito de Nagé, em Maragogipe e entorno.


