Equipes da Delegacia Territorial de Sento Sé, no norte da Bahia, prenderam na última quarta-feira (5) um homem de 48 anos acusado de integrar um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas, e de ser responsável pelo assassinato de rivais na disputa pelo controle dessa atividade ilícita no município. Contra o suspeito havia cinco mandados judiciais de prisão preventiva em aberto, todos cumpridos na ação.
As ordens judiciais referem-se a processos por envolvimento em quatro homicídios duplamente qualificados ocorridos na cidade durante o ano de 2024. A Polícia Civil (PCBA) chegou ao investigado a partir de uma investigação instaurada no ano passado, com o objetivo de identificar mandantes e executores de crimes contra a vida praticados por uma facção criminosa que atuava de forma violenta em Sento Sé.
O homem já havia sido preso em flagrante naquele ano por porte ilegal de arma de fogo, sendo liberado após o pagamento de fiança. Posteriormente, uma perícia de microcomparação balística realizada pela Polícia Civil apontou compatibilidade entre a arma apreendida com ele e projéteis coletados em pelo menos quatro homicídios ocorridos naquele período.
Diante das diligências e do resultado da perícia técnica, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do acusado, que, desde então, estava foragido. Ele foi localizado e preso na sede do município e permanece à disposição da Justiça. Outros investigados e integrantes do mesmo grupo foram presos em 2024, durante operações da PCBA, e estão sob custodia. Um dos líderes da organização também foi capturado na cidade de São Paulo, o que resultou na desarticulação da associação criminosa que atuava em Sento Sé.


