Acaba hoje proibição à pesca com rede no rio São Francisco

por Carlos Britto // 28 de fevereiro de 2012 às 15:00

Desde novembro do ano passado, os pescadores estavam proibidos de praticar a pesca comercial na Bacia do Rio São Francisco, devido ao período do defeso – conhecido também por Piracema – estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Esta é a época da piracema, em que os peixes se reproduzem. Para manter algumas espécies de pescados e evitar a extinção, até esta terça-feira (28), os pescadores estavam impedidos de pescar com redes. Cada um deles recebeu um salário mínimo durante os quatro meses, o chamado Seguro-Pesca, para sobreviver sem a atividade. Também era permitido retirar até cinco quilos de peixe, ou um exemplar, que ultrapassasse este peso.

Apesar da proibição, existem denúncias de desrespeito à piracema ao longo de toda a extensão do rio. Por isso, além de fiscalizações, o defeso também é usado para reforçar a conscientização das comunidades ribeirinhas. O objetivo é garantir a safra de peixes para a Semana Santa, época em que o pescado é muito servido na mesa dos brasileiros.

Em Juazeiro, os pescadores da Colônia Z-60, sediada no bairro Angary (foto), já revisam os barcos e redes para voltar à rotina de trabalho nas águas do Velho Chico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários