É decepcionante a forma como a Prefeitura Municipal de Petrolina (PMP) trata a cidade.
Na página da internet da PMP, na matéria sobre a secretaria de Ordem Pública, eles mesmos chamam um importante monumento da cidade de “monumento da besteira”.
Vejam o texto que a PMP publicou e enviou para toda a imprensa:
“Durante a operação, a equipe do Núcleo de Controle Urbano também apreendeu móveis que estavam sendo comercializados em via pública, na Avenida Guararapes, próximo ao monumento da besteira. Marcelo Cavalcanti alerta que não mais será tolerada essa prática.”
A família do inesquecível arquiteto Carlos Nascimento, certamente, gostaria de mais respeito com a sua obra e com esse importante logradouro que se chama Monumento da Integração.
A prefeitura deveria se desculpar.
Mais respeito com Petrolina, por favor!



Parabens Carlos Brito,voce foi muinto feliz nesta observação.
Gente concordo, mas convenhamos que popularmente o monumento é conhecido por “MONUMENTO DA BESTEIRA” não querendo de forma alguma ofender niguem, nem familia de niguem. Mas é fato.
Mas temos que mais uma vez concordar que essa é a pergunta de muitos “o que quiseram transmitir com esse monumento?” Por a maioria nao ter esse conhecimento que surgio esse batismo “BESTEIRA”
Tem que vim a iniciativa da prefeitura junto as escolas uma visita a todos os monumentos para reapresenta-los novamente a nova geração para que ele volte a ser chamado pelo seu nome de origem.
ACHO INTERESSANTE COMO AS PESSOAS GOSTÃO DE CRITICAR A GESTÃO ATUAL, POIS HÁ 20 ANOS RESIDO NESTA CIDADE E SEI O REAL NOME DO MONUMENTO, NO ENTANTO, É CHAMADO DE MONUMENTO DA BESTEIRA, TODA POPULAÇÃO CHAMA ASSIM, NÃO É DA GESTÃO QUE FOI INICIADO ESSE CODNOME. DEVERIAM ESTÁ ATENDO A OUTROS ABSURDOS QUE ACONTECEM NA CIDADE.
Amigo,
Não estou aqui para defender a P.M.P. , por sinal não estou gostando nada desta administração. Mas convenhamos que todos conhecem este monumento como da besteira mesmo. Se pergutar onde fica o da Integração uma minuria saberá e o da besteira todos sabem onde fica.
Nós filhos de petrolina nos sentimos ofendidos.
Sem dúvida as pessoas que nesse momento gravitam no poder público municipal, tem em comum além do total desconhecimento sobre a história do município , a incompetência para honrar a tradição de boas gestões públicas que Petrolina sempre teve.
Realmente falta é respeito com a cidade.
O seu Julio Lossio ….! Que deixou ir parar na lata do lixo! Muito menos por Petrolina? Daqui a pouco é a cidade que vai ser o MONUMENTO DA BESTEIRA ou DO LIXO!
Que nível tem esta administração!.
Um desrespeito à memória de uma pessoa que tanto fez pelo desenvolvimento urbano desta cidade.
Eu, como um eleitor responsável pela eleição deste que está aí, peço desculpas à família Nascimento Passos por esta patada descabida.
Colocamos na prefeitura uma pessoa que não sabe o que faz!.
Melhor seria interpretar para a população de que este monumento representa os bairros da cidade que se integram pela Avenida da Integração e que cada coluna representa um destes bairros.
Ele nos ajuda entender como crescia esta cidade. Dentro de poucos anos a quantidade de bairros é bem maior do que a quantidade de colunas ali colocadas.
Petrolina, realmente, está precisando de um monumento à besteira que seu povo fez em eleger esta pessoa que está aí à frente do poder municipal.
Com certeza ficará para a posteridade o único registro do besteirol que praticamos na eleição passada.
Que Petrolina jamais cometa tamanho vacilo
SE NÃO É DA BESTEIRA,MAS TODO PETROLINANSE CONHECE COM TAL,OU VAI DIZER QUE NÃO.
MAS A PREFEITURA TEM QUE TER O CONHECIMENTO POIS O POVO NEM É FORMADO EM ARTE E ENTENDE MUITO POUCO DE CULTURA E SEUS FIGNIFICADOS,DEVERIAM DIVULGAR CADA UM, SE NÃO, VAI CONTINUAR SENDO DA BESTEIRA.
SIGNIFICADOS.
SE NÃO É DA BESTEIRA,MAS TODO PETROLINANSE CONHECE COM TAL,OU VAI DIZER QUE NÃO.
MAS A PREFEITURA TEM QUE TER O CONHECIMENTO POIS O POVO NEM É FORMADO EM ARTE E ENTENDE MUITO POUCO DE CULTURA E SEUS SIGNIFICADOS,DEVERIAM DIVULGAR CADA UM, SE NÃO, VAI CONTINUAR SENDO DA BESTEIRA.
O texto da prefeitura parece um reflexo do que pensa a grande maioria dos petrolinenses, infelizmente. Até hoje, nunca ouvi alguém falar do local dizendo seu verdadeiro nome.
Petrolina tem três belíssimos monumentos, um mais bonito que o outro. O primeiro, na entrada da cidade, está meio abandonado com mato ao redor, mesmo assim segue imponente dando as boas vindas a quem chega.
O outro fica no contorno próximo à boate trevo, igualmente belo. E esta obra de arte no centro da cidade, o da Integração, mesmo tão bem cuidado, sofre esse terrível apelido, repetido até pelas crianças e gente das repartições públicas. Agora se superaram com esta nota no site.
Outra coisa: Pintaram o monumento (não sei quando) com as cores da bandeira de Petrolina. Pode até ter ficado bonitinho, mas modificou a ideia original.
Não sei o que pensa o arquiteto Carlos Nascimento sobre esta “agressão”, se ele foi consultado ou não, mas o monumento representa a Integração e não precisa ter as cores da prefeitura, pois ele foi concebido com uma só cor.
Muito cafona essa coisa de querer botar as cores da bandeira em tudo que é público.
Bah, a verdade é que ninguem em petrolina sabe onde fica o monumento da integração.
Agora pergunte onde fica o Monumento da Besteira I e II.
Todo petrolinense sabe que o Monumento da Integração é chamado de “Monumento da besteira”, mas a questão não é essa. O que está em questão é que espera-se um pouco de postura por parte do secretário em questão. Esse infelizmente foi infeliz em seu pronunciamento e deve com isso a partir de agora, aprender um pouco mais e pensar mais antes de falar “besteiras”.
Monumento da besteira II? onde fica?
Tenho imenso respeito pela Arte. Admiro bastante os monumentos de minha terra. E desde que me conheço por gente eu escuto o povo chamá-lo de Monumento da Besteira. Sei bem que este não é correto mas a língua do povo parece que nos vicia e às vezes até esquecemos que é somente um apelido.
Todos nós erramos, mas o pior é errar perante o público. E acredito que a pessoa que fez a nota não o fez de propósito, com intenção de denegrir a imagem do monumento. Por isso digo: devagar com tanta crítica corrosiva, somos TODOS HUMANOS e ERRAMOS!
Besteira demais!!!
Que a população chama por “Monumento da Besteira” – uns por ignorância, outros por falta de cultura mesmo – é fato. Agora, a Prefeitura não pode perpetuar a ignorância nem a pobreza cultural. Os monumentos de nossa cidade deve receber o respeito não só dos petrolinenses, mas de todos que aqui moram.
Caro Cláudio… concordo com você: também acho cafonéééézimo esse negócio de pintar monumento, praça e escola com cores da bandeira da cidade. Uma só cor já basta!
Também acho uma falta de respeito chamar aquele monumento de Monumento da Besteira. Cabe às pessoas que sabem o nome verdadeiro (como eu) passar a chamar o tal como deve. No começo muita gente irá perguntar “que monumento é esse?”. Então você explica e está tudo feito. Não devemos perpetuar a ignorância da população (ou falta de tato, já que é ÓBVIO que nenhum prefeito com o mínimo de senso iria deixar botar o nome de um monumento em homenagem a cidade com o nome de BESTEIRA). E quanto ao saudoso arquiteto Carlos Nascimento, autor deste monumento e de inúmeras outras obras e projetos espalhados pela cidade, pelo pouco que convivi posso AFIRMAR que ele não gostava quando alguém chamava de Monumento da Besteira. Claro, né? Quem gosta de conviver com gente ignorante? Mas enfim… hoje ele não pensa, nem comenta mais nada, pois não está mais entre nós. Sua inteligência, bom gosto e humor faz muita falta…
E quem criou o monumento que de nada serve, nao tem culpa?
Olha me chamou a atenção o comentário que teria partido supostamente do Dr. José Novaes, se realmente foi ele, porque se ele nao se lembra vou refrescar a memória do mesmo, ele foi Superintendente da CODEVASF e candidato a vice na chapa de Osvaldo Coelho, muito mes estranha ele tecer comentário concordando com a postagem do blog. É natural que haja mais atenção na hora de se colocar matérias dessa natureza, mais com certeza não foi o primeiro lapso que partiu daqui, e também o primeiro com certeza não foi nessa gestão e errar é humano.
Por detalhes assim, se perbecebe o grau de comprometimento de um prefeito e seus assessores para com a população. Deveriam dar exemplo e preservar o nome real dos monumentos do município e não incentivar o desrespeito. Também, numa cidade em que o prefeito se perde se sair do centro em direção aos bairros e que os secretários sequer sabem os nomes das ruas, só poderiam gerar fato dessa natureza: chamar pelo apelido grotesco, um monumento da cidade.
Ô meu querido Cerpa, e monumento tem que ter, necessariamente, uma serventia?
Monumentos são obras de arte ou símbolos espalhados pelas cidades. É muito comum que seja uma homenagem à alguém ou que diga alguma coisa. Mas serventia eles geralmente não têm. Nenhum no planeta!
QUEM É MAIS RIDICULO?
QUEM PROJETOR OU QUEM DEU O APILIDO?
QUEM DEU???
ALIAS TENHO 26 ANOS DESDE QUE MIM ENTENDO POR GENTE QUE CONHEÇO ESSE NOME POR ´´MONUMENTO DA BESTEIRA´´ ALIAS SOU MORADORA DO BAIRRO, GENTE QUE IMPLICÂNCIA COM O HOMEM…………RIDICULO ESSA REPORTAGENS VE SE NÃO PERDE O NIVEL DO SEU BLOG…. PROCURA ASSUNTO QUE TENHA FUTURO E NA VERDADE ESSE MONUMENTO NÃO TEM NENHUM SIGINIFICADO A NÃO SER PRA QUEM FEZ………..
Faços as palavras de “linda” as minhas, e acrescento: não vejo a população muito preocupada com Petrolina. Se jogam lixo na rua; se chupam um picolé, um dindin e jogam o papel ou plástico fora, fora outros absurdos!
E o pior é que Eduardo Campos tá tratando Petrolina a pão e água, e os petrolinenses ainda vão votar nesse candidato.
Peia nos petrolinenses” que eles merecem! Ou então tenham consciência e façam a diferença em outubro. Mostre para o governo a nossa insatisfação com essa política de Governar Pernambuco de costas para o São Francisco.
Diante disso, reclamar se deve chamar Monumento da Besteira ou da Integração é PURA BESTEIRA, acessório, sem muita importância. É DESVIAR O FOCO DOS REAIS INTERESSES dos petrolinenses que é dá um basta nesse governador provinciano, centralizador do desenvolvimento e bairrista!
Basta! Petrolinsa não suporta mais passar 4 anos “urrando” sem investimentos!
O que está em questão ai, é o desrespeito pelo marco de nossa cidade, como também o desconhecimento da arte de uma população. Para quem conheceu Carlos Nascimento como eu, posso te falar que de onde ele estiver, deve está muito brabo….Pois o Totem proposto por ele é um marco na ampliação das áreas de nossa cidade. E marco do desenvolvimento de nossa cidade. Chama-lo de Monumento da Besteira é pura ignorância.Meu amigo Carlinhos, desculpe os petrolisenses, eles nem sabem o que dizem.
O POVO TEM O GOVERNATE QUE ELEGE, MINHA GENTE TA CHEGANDO A ELEIÇÃO E VAMOS VER EM QUEM VAI VOTAR PARA NÃO TA COLOCANDO ESSE POVO, VERDE NO PODER, TA AI O REFLEXO TODOS OS DIAS ELES DÃO PROVA DA INSIGNIFICANCIA DA GESTÃO.
HA HA HA! SE ESSE NÃO É O MOMNUMENTO DA BESTEIRA ENTÃO NÃO EXISTE.
OLHA QUE ESSE NÃO É O ÚNICO QUE EXISTE EM PETROLINA VIU!
EI GENTE DESCULPEM A BRINCADEIRA ACIMA.
ACABEI DE DESCOBRI QUE AQUELE MONUMENTO É:
UM RELÓGIO GREGO.
MUITO INTERESSANTE HEIN!
O fato de a população chamar o monumento de Monumento da Besteira não autoriza o poder público a fazer o mesmo. Na verdade o poder público é o único que tem a obrigação formal de não usar apelidos pejorativos aos monumentos em nota oficial.
Quanto a pergunta do Cerpa, para que serve a torre Eiffell, a estátua da liberdade, etc? Para estender roupa, talvez??
QUEM AMA CUIDA! SE A CIDADE ESTÁ SUJA, A POPLAÇÃO TEM 99% DE CULPA. O CARRO DO LIXO PASSA NAS RUAS 3 VEZES NA SEMANA.
Esta reportagem serviu para alguma coisa. O cidadão aí de cima estudou e descobriu que o monumento é um relógio grego. Parabéns COMENTARISTA.
kkkkkkkkkkkk. E viva a cultura e do povo de Petrolina.
ACHO QUE NO FUNDO O cARLOS nASCIMENTO SABIA QUE O POVO DAQUI É MUITO IGNORANTE.
PERDOAI-LHES SENHOR.
A culpa de toda essa contenda é da prefeitura. Não apenas do prefeito atual mais de todos outros que passaram e não colocaram placas com o nome nos monumentos da cidade. O povo é assim, alguém inventa uma coisa engraçada e os outros acompanham. Ainda mais em cidades onde os políticos e o povo não liga pra cultura. vamos vê se agora a prefeitura bota placa em todos os monumentos da beira do rio até a saída de Petrolina. Se não fizer isso tá fazendo mesmo uma besteira. Lindinalva
Infelizmente um lapso do Dr. Marcelo, mas devemos, todos Petrolinenses
natos ou agregados como no meu caso, conhecer a nossa história e evitar apelidos pejorativos. O monumento da Integração é um marco de Petrolina com uma simbologia interessante principalmente para época que foi construído .