A mil dias da Copa 2014, maioria dos estádios mantém previsão de entrega para 2012

por Carlos Britto // 16 de setembro de 2011 às 12:08

A mil dias da Copa de 2014, dos 12 estádios construídos para o evento, nove mantêm prazo de entrega para dezembro de 2012, segundo levantamento do Bom dia Brasil: com obras atrasadas, Natal e São Paulo já estão fora da Copa das Confederações, enquanto Manaus promete concluir tudo até junho de 2013, véspera do torneio no Brasil. “O ano de 2013 será o da vidraça, porque nós não teremos tudo pronto. A mídia internacional, com seu olhar critico, virá para cá e começará a dar notícias do Brasil”, alertou José Roberto Bernascioni, diretor do Sinaenco.

O Comitê Organizador (COL) acompanha cada passo que o Brasil dá em direção à Copa de 2014, desde o orçamento até infraestrutura montada para a festa do futebol mundial. Em uma sala, 21 pessoas trabalham no acompanhamento das obras dos estádios. Quatro monitores recebem imagens em tempo real de 24 câmeras, o que facilita o monitoramento. São imagens, fotografias e muitas plantas. O que não pode fazer parte do programa é o atraso nas obras.

Dos estádios com o cronograma em dia, dois pertencem a clubes: o Beira-Rio, do Internacional, e a Arena da Baixada, do Atlético-PR. Em Porto Alegre, terraplanagem e fundações já foram feitas, mas o Colorado ainda negocia parceria para as reformas e as obras estão paradas.

Como já atende a várias exigências da Fifa, o campo de Curitiba é o que prevê menor valor de investimento para a reforma, mas o início da ampliação da arquibancada foi adiado várias vezes e agora está marcado para outubro. O antigo estádio de Salvador (Fonte Nova) foi totalmente implodido e a primeira etapa está concluída. No Mineirão, as demolições acabaram. Em Brasília houve alguns problemas, como a tentativa fracassada de implosão da arquibancada que acabou tendo que ser demolida manualmente. Pela estimativa do governo do Distrito Federal, 35% das obras estão concluídas.

Em ritmo adiantado

A Arena Pantanal (foto) já teve alguns atrasos, mas chega a setembro com um avanço de quase um terço da obra. Em Fortaleza, a estrutura original do Castelão foi demolida para reforma e, de acordo com o governo do estado, falta completar 60% da obra. No Recife, a terraplanagem foi concluída e as fundações para a nova arena estão adiantadas. A obra do Maracanã era uma das mais adiantadas, mas duas greves de operários podem por em risco o cronograma que, por enquanto, está mantido para dezembro de 2012: 25% das obras estão concluídas. (informações/foto do G1)

A mil dias da Copa 2014, maioria dos estádios mantém previsão de entrega para 2012

  1. elizete disse:

    só se fola em campo de futebol? e os aeroportos como estão? a segurança já esta planejada? acho que a copa do mundo não vai funcionar somente com estádios de futebol…

  2. Dreda disse:

    Os estádios até estarão prontos. Mas todo o resto da infraestrutura, que seria o maior legado à população, nem vai sair do papel. Estradas, aeroportos, metrôs, tudo na promessa. Sem falar que boa parte dos estádios virará elefante branco no dia seguinte à Copa, como por exemplo o pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários