Diógenes, o Cínico (com C mesmo) foi um filósofo grego do ano de 323 antes de Cristo. Perambulava pelas ruas carregando uma lanterna, durante o dia alegando estar procurando por um homem honesto. Ele acreditava que a virtude era melhor revelada na ação e não na teoria.
Foi essa metáfora que usou Oswaldo Coelho (DEM) para abrir o seu discurso no lançamento de sua candidatura no último sábado na Arena Manga Rosa, em que bateu sem dó nem piedade no presidende Lula (PT), no governador Eduardo Campos (PSB) e nos deputados locais.
Oswaldo, do alto dos seus 77 anos, admitiu o fracasso na busca. A luz de sua lanterna não revelou o homem bom, mas a falta de um líder que lhe recebesse o bastão.
Nas entrelinhas foi revelada, em seu grupo, a falta de novos quadros, de almas novas, de projetos exitosos, ao menos, de arremedo para continuar sua obra. O sangue novo que o seu filho Guilherme trouxe não foi suficiente para a transfusão necessária.
E o velho soldado mais uma vez se vestiu de guerreiro e está no front para a última batalha. E sozinho.
Dr Oswaldo tem culpa em não investir e não promover um sucessor à altura, mas é injusto que enfrente a tormenta solitário. Penoso que possa parecer, é assim que quer terminar sua jornada.
Disse Oswaldo que volta a concorrer, não para ajudar o partido ou o time, mas por um objetivo de vida. Se o ato é nobre de sua parte, é covarde da rapinagem que o estimula em seu próprio benefício.
Já disse aqui que o voto é ato de esperança, e não de reconhecimento.
Nesse momento, seria melhor se Diógenes,o Cínico (com C), apagasse sua lanterna e buscasse apenas a paz do afeto e o calor dos abraços para que não se torne apenas refém do Sínico (Com S mesmo).
(PS: Sínico com S – Etnia chinesa onde todos são muito parecidos e ninguém nota qualquer mudança)



Osvaldo não é Diogenes, Osvaldo é a lanterna, dos candidatos.
A bem da verdade, em momento algum da política brasileira, notadamente, em todo período governamental pós 1964 o Diógenes encontraria o que procurava. Foi uma época em que as leis eram protetoras de uns e algozes para outros. Até a consciência críticas nas pessoas era permissiva aos que se encontravam no poder. Para quem participava do poder tudo era legítimo. A sanidade nas opiniões era privilégio de poucos, ora por uma diferença intelectual, ora por pura sensibilidade pessoal do justo sobre o legal. O pior comportamento era justamente daqueles cujo intelecto lhes indicava a conduta justa, mas a ambição pessoal pelo bem material e pelo poder lhes levava a praticar e apoiar a injustiça social.
Hoje a democracia, ainda incompleta, permite mais transparência e protege as pessoas a emitirem suas opiniões livremente.
Comentario corajoso e lúcido, Dr. Osvaldo nao conseguiu fazer um sucessor, pior pra petrolina e região do são francisco.
Em se tratando de políticos podemos encontrar homens que façam o bem, mas homens bons são difíceis!
Só faltou Watergate dizer que odeia Petrolina; e tb faltou Nanuca dizer que é eleitor de Odacy!
Seus candidatos são de muita conversa e pouca obra!
Já Osvaldão, nunca votei nele, é de pouca conversa e muita obra. Comparem Caruaru e Petrolina. Petrolina tem EMBRAPA, CODEVASF, INCRA, CEFET AGRÍCOLA E INDUSTRIAL, UNIVASF, JUSTIÇA FEDERAL entre outros órgãos; Caruaru não tinha nada disso até pouco tempo; hoje ela já tem um campus da UFPE e Justiça Federal, mas são coisas recentes!
Será que caiu do céu? Será que foi algum programa chamado Chapéu de Palha, ou Bolsa-Família, ou Turma do fomfom que fez Petrolina gigante do Sertão?
Sabemos que não. Foi um Deputado que muitos criticam por ser calado, por ter nota baixa no Congresso Nacional, mas que EM SILÊNCIO CONSEGUIU TRANSFORMAR PETROLINA NO QUE ELA É HOJE!
Tenho certeza que essas “obrinhas” de Eduardo Campos, do tipo Chapéu de Palha, Turma do fomfom, jamais teriam o condão de transformar a “Passagem do Joazeiro” na metrópole que é hoje!
Contra fatos não há argumentos!
Por isso esse ano vou votar em Osvaldo Coelho pela primeira vez. Lá em casa somos 11 votos, antes eleitores de FBCF. Mas agora, esses 4 anos de Eduardo Campos, iremos votar no homem que fala pouco, mas tem obras pra posterioridade!
Já Eduardo Campos, assim como seu avô que só deixou uma obra em nossa cidade que foi o presídio, vai deixar sua marca na Capital do São Francisco: TURMA DO FOMFOM e CHAPÉU DE PALHA!
E ainda terá 70% dos votos dos petrolinenses?!
“Meus” 11 votos ele não terá!
Um texto inteligente produzido por alguem preparado. parabéns Britto
Muito bom comentário. O autor é culto. Abraços
Estudou bem história né britto? Tá aprendendo bemmmmm
Britto você foi educado demais. Faltou dizer que Guilherme fugiu da raia, foi fraco e o pai teve que assumir o ônus. E ele não renovou mesmo e Fernando, que não voto pois voto na Bahia, enxergou isso e promove a renovação. geraldo é outro que só vai deixar saudade…No mais, parabésn pelo texto primoroso.
GAnhando ou perdendo não há ninguém na terra que tire o meu voto!!!Só Deus! e digo sempre votei mas minha família nem todos votavam nele e hoje são todos com OSVALDO COELHO ninguém depende de política, somos vencedores do nosso trabalho, mas não somos cego a ponto de não ver grandes obras e o trabalho desse político que serve a todos os cidadões e não a um só cidadão!!!!!
VOTEM OSVALDO DEPUTADO FEDERAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parem de criticar Osvaldão.
Eu sou mais Osvaldo que este monte de apredizes vcs sabem de que, ele tem coragem, historia e tbm meu voto.
Osvaldo é mesmo um homem que fala pouco,MAS FAZ MUITO.
É Certo o ditado quem muito fala,muito erra!(pouco faz.)
Sabio é quem fala pouco e pensa longe…
PQ NAS MUITAS PALAVRAS ESTÁ A LOUCURA.
Sejamos atentos a ouvir,tardio a falar e pronto pra fazer.
Acredito na força que ele tem na vontade de fazer muito mais,no amor que ele tem por esta terra.
Terá meu voto.e espero que mutos votos.”o suficiente para se eleger.
Poderia até nem votar nele por sua idade, mas eu pergunto ai tem 2 deputados um com 24 anos outro com 65 anos e o que estão fazendo ???
nada ???
pois bem um motivo de votar em dr. Osvaldo ele tem história de luta de compromisso pelo cidadão. e conte com meu voto dr Osvaldo e de toda minha família….É FEDERAL É DR. OSVALDO…
Lindas palavras porém o voto deve mostrar a verdadeira inteção do eleitor, sendo assim a ação é bem mais forte q a palavra, Alquém disse ” Palaras o vento leva” já a ação fez de JESUS o maior homem que já esteve na terra, sem querer fazer comparação mais buscando o melhor pra minha terra o meu voto vai pra onestidade, pro trabalho e pra esperiencia, não vejo outra pessoa alem de OSVALDO esse sim quer o melhor pra PETROLINA e região.
OBRIGADO OSVALDO POR TUDO QUE FEZ E VAI FAZER POR PERNAMBUCO, VC SIM É SIGNIFICADO DE ONESTIDADE E TRABALHO.
Sou mais Fernandinho. Vá descansar oswaldão
Petrolinenses reflitam bem.
É certo que tivemos o apoio de Gonzaga, Clementino, Aleluia etc. Mas, temos que reconhecer que quem teve a idéia e mais lutou pela implantação da UNIVASF, foi Osvaldo Coelho.
O resultado desse projeto cultural para a região é ilimitado,pois pudemos enumerá-los a principio : Cursos de medicina, engenharia, adminstração em uma univerisdade federal tem o seu recolhecimento em todo país. A valorização e locação de imóveis. A imigração de professores qualificados(mestres e doutorees)
É BOM LEMBRAR QUE REALMENTE PETROLINA CRESCEU NOS ULTIMOS 50 ANOS, MAIS TAMBÉM SOLICITO A AJUDA DE ALGUEM QUE POSSA ME INFORMAR QUAL FOI O POLITICO QUE TEVE O PODER NOS ULTIMOS 50 ANOS, QUE NÃO FOSSE DA FAMILIA COELHO OU DE SEU GRUPO POLITICO?
POIS OS COELHOS E SEU GRUPO POLITICO, NÃO FIZERÃO MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DELES, POIS FORAM ELEITOS OU COLOCADOS PELA DITADURA NO PODER, JUSTAMENTE PARA BUSCAR O CRESCIMENTO E O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO, LEMBRAMOS DO PRINCIPIO QUANDO ELES TROUXERO AS INDUSTRIAS PARA PETROLINA, ELES MESMOS ERÃO OS PROPRIETARIOS E COM ISTO CONSTRUI UMA RIQUEZA ENORME, E COM ISTO PODEMOS REFLETIR SE A 50 ANOS ESTE GRUPO VEM FAZENDO POLITICA OU VEM FAZENDO UM ENORME PATRIMONIO EM PETROLINA.
Justamente pelo fato de voto ser um ato de esperança é que não podemos deixar de apoiar Dr. Osvaldo .
Não precisamos ir lonje é so lembrar como ficou nossa região depois que ele perdeu a ultima eleição.
Ja esta mais que provado que o sucesso de nossa regiao esta na agricultura irrigada, só nus resta apoiar quem a defende……..
Para Politicamente Correto,
Que eram indústrias deles, eram sim, porém, foi nelas que meu pai sustentou a nossa família, fugindo ele da Paraíba e minha mãe da Bahia (Casa Nova). A eles, meu respeito, e a Dr. Osvaldo, meus agradecimentos. Por tudo. Por uma Petrolina melhor que a maioria das cidades do mesmo porte.
Com certeza, o Dr. Oswaldo, cansado pela sua longa trajetória na vida pública e seus 77 anos, já não enxerga mais nenhum homem capacitado (mudei o termo honesto por capacitado tendo em vista que, durante a Ditadura Militar o Deputado Oswaldo Coelho não procurou por um homem honesto, pois, se procurasse e não achasse, não poderia falar, mesmo estando do lado dos Generais) por isso, na penumbra da lanterna encontrou o Dr. Júlio Lóssio e, como que não tem cão cassa com gato, o lançou na política, para o azar de Petrolina que tanto o Dr. Oswaldo ama.
Dr. Oswaldo, vá repousar, se cuidar melhor e deixe a Câmara dos Deputados para Fernando Filho e Gonzaga Patriota. Evite outra decepção política na sua vida pública cheia de brilhos e vitórias no passado.
Sanfranciscano, aonde você identifica a relação do meu texto com o eleitor de Odacy?
Certamente terá meu voto!
OSWALDO FEZ MUITA COISA POR PETROLINA E PELA FAMILIA DELE. INCLUSIVE TRAZER NELSON MINUSSU E ESTES MANDAREM E DESMANDAREM EM PETROLINA E POR ULTIMO EMPURRAR GOELA ABAIXO O JULIO LOCIO. ALGUEM DUVIDA QUE É O PIOR PREFEITO DE PETROLINA?
E aonde que Dr. Julio está pior que os ultimos que entrou, exceto Augusto coelho???
Apesar de nao ter experiencia ta fazendo melhor que os 2 ultimos e que a marcação é grande……………
Fico bestificado com tamanha subserviencia do povo, minha gente Deputado não faz nada!!!!!!!!!!!!!!!
nenhum deles,
quem faz é o povo,
e outra eles têm que fazer jus aos + de 40mil/mês, e tudo que fizerem ainda é pouco, muito pouco para o que o povo precisa….POVO vamos ACORDAR,se interessar mais pela coisa pública, porque POLITICOS não tem compromisso social apenas…
Bom dia Carlos e a tados !
Uma tempestade em um pequeno copo d’agua se formou em torno desse artigo qu foi postado no blog, a relação que o jornalista fez com o sr. Oswaldo coelho, no meu entender seria de um guerreiro que voltou ao front de batalha, após um longo tempo afastado do mesmo, que no parece será sua ultima batalha, e nessa estará sozinho, numa demonstração que acredita nos ideais, que já foram aplaudidos não só por eleitores, coreligionarios, e adversários.
E que algumas pessoas fingindo serem fieis escudeiros na verdade querem se aproveitar da oportunidade em questão, espero assim como muitos leitores e o proprio sr. Oswaldo Coelho, sanem de forma civilizada e educada essa seleuma que se formou por hora.
Olá Carlos e amigos do blog,
Eu sou Rose, tenho 38 anos sou pessoa com deficiência física, uso moletas para me locomover desde que me entendo por gente e elas sevem apenas para isso, para ajudar-me na locomoção, no resto sou inteiramente normal.
Sabe Carlos, o preconceito com o idoso, deficiente, negro ou qualquer outra menoria, nem sempre está nas palavras diretas, mais embutidas nas frases de efeito como e essas:
“Pesa contra ele, aniversários demais e apoios de menos”, ditas no artigo: “O ULTIMO DESAFIO” ou ainda em “A LANTERNA DE DIÓGENES”: “Nesse momento, seria melhor se Diógenes,o Cínico (com C), apagasse sua lanterna e buscasse apenas a paz do afeto e o calor dos abraços para que não se torne apenas refém do Sínico (Com S mesmo).
A quem se refere? A quem diz que é velho demais e manda apagar a sua luz, lhe dizendo sutilmente que deve apenas descansar em paz? Não está munido de preconceitos?
Desconhece, no entanto qual a grandeza dos nossos sábios idosos que quando gozam de uma mente san como é o caso de OSVALDO COELHO, é admirável a sua atitude em continuar lutando por seus sonhos, por sua terra e sua gente.
Lamento que tenha usado as palavras de forma errada, pois sei que também admira a esse homem, e que em vários trechos de seus artigos se refere a ele com respeito e admiração, afinal você como eu conhece bem a historia desse Sertanejo de fé e coragem.
Aquém espero que continue com sua lanterna bem acesa e sua busca por novos desafios não cesse e assim mesmo quando se for sua luz permanecerá em suas enumeras ações realizadas.
Espero ter ajudado a entender o sentimento de D. Ana, seus filhos e nós, os seguidores da lanterna de OSVALDO, como nos sentimos com suas palavras.
Sinceramente,
Rose Andrade
Como forasteiro, pois cheguei aqui, no final da década de 1970(sou maranhense), sou militar estadual, constitui familia nesta terra abençoada e acompanhei ao longo do tempo o trabalho desse homem, não sou cego, vi o amor que o mesmo dedicou a esta região ao longo de todo esse tempo, com toda a certeza, herdando de seus genitores, esse afeto tão grande e sublime. Dr. OSVALDO COELHO E FAMILIA, Petrolina o adora, apesar de ter se iludido com o NOVO na ultima eleição, e quase uma unâmidade sabe e reconhece seu trabalho incançavel por essa região, é por isso que o Sr. tem a admiração e profundo respeito do povo desta terra, filhos legítimos e adotados como eu. Por tudo que o Sr. representa, digo com toda propriedade, Petrolina não seria Petrolina, se não fosse o BRAÇO FORTE DO SERTÃO, chamado OSVALDO COELHO. Obrigado por tudo, BALUARTE, e não era seu eleitor. (Peço a D. ANA, não se sinta constrangida ou atingida pelos relatos de Britto, pois o mesmo, como todos desta região, pela Sua família).