“A doença vai chegar também ao Interior”, adverte secretário de saúde de Pernambuco sobre novo coronavírus

por Carlos Britto // 02 de abril de 2020 às 07:30

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

Em entrevista coletiva no fim da tarde de quarta-feira (1º), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi categórico ao reafirmar a necessidade de isolamento social neste período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No momento, ainda são vistas muitas pessoas nas ruas, sobretudo em bairros populares da Região Metropolitana do Recife e em municípios do Interior, contrariando as recomendações sanitárias e os apelos dos gestores públicos para que as pessoas saiam de casa apenas em caso de extrema necessidade.

Segundo Longo, a curva de aceleração dos casos de infecção pelo Covid-19 no Estado ainda caminha em uma demanda possível de ser absorvida pelo sistema de saúde local. Mas, os próximos dias serão determinantes para desenhar o cenário do mês de abril, para o qual é estimada uma sobrecarga no serviço.

“Ainda estamos em um período crítico para conter a escalada da epidemia. É importante que as pessoas se conscientizem. Há relatos de que no Interior as pessoas estão mais relaxadas. A doença vai chegar também ao Interior. É questão de tempo. Ela já está em algumas cidades. Esses dias de agora serão determinantes para o decorrer do mês de abril. É muito importante manter o esforço, reforçar as medidas de isolamento social, de higiene e etiqueta respiratória, a proteção com os idosos e doentes crônicos”, alertou o gestor estadual.

Segundo Longo, o governo trabalha para ampliar a capacidade de leitos de média e alta complexidade nas principais cidades das macrorregiões do Estado. “Assumimos o compromisso de instalar mil novos leitos, entre Capital e Interior. Todas as estruturas do governo estão voltadas para isso. O Recife está adotando a estratégia de estruturas anexas (a hospitais e policlínicas) na Capital e queremos usar isso também nas sedes das três macrorregiões, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.” (Fonte: Folha PE)

“A doença vai chegar também ao Interior”, adverte secretário de saúde de Pernambuco sobre novo coronavírus

  1. Jonas disse:

    Sai pra lá, mau agouro! Vai rogar praga na baixa da égua! Parece que esse secretário tá torcendo pra que essa desgraça de vírus chegue com tudo no interior! Parece que é da turma do quanto pior, melhor!
    No mínimo ele diz isso pra justificar o travamento do comércio e de outras arividades no interior, em locais que não sabem nem o que danado é o coronavirus, mas que estão sentindo na pele os efeitos danosos das medidas exageradas do governo estadual. Vá pastar!!

  2. Daniel Manoel de Sá disse:

    Esse Secretário de Saúde, André Longo, é um profeta do mau. Poderia falar palavras de conforto para as pessoas, mas prefere profetizar coisas ruim. É da natureza dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários