A difícil situação do transporte coletivo em Petrolina

por Carlos Britto // 24 de fevereiro de 2012 às 15:32

A situação do sistema de transporte coletivo em Petrolina não para de receber críticas por parte da população.

Desta vez quem reclama é o leitor Patrício Émerson Silva. Em fotos que registrou e enviou ao Blog, ele lamentou que os usuários ainda tenham de passar por situações deprimentes devido À precariedade do serviço.

Nas fotos, o leitor critica o fato de não haver a devida identificação das paradas de ônibus, sem contar que também não há abrigos contra sol ou chuva.

No terminal do Centro da cidade, então, nem se fala. Sem assentos para esperarem o coletivo, alguns usuários improvisam o meio-fio mesmo como banco. Uma incômoda realidade que parece longe de um final feliz.

A difícil situação do transporte coletivo em Petrolina

  1. Petrolinense disse:

    PREFEITO CADE O VLP/VLT QUE VC TANTO FALOU?

  2. Elizangela disse:

    E isso ainda é considerado o mínimo de precariedade.. quem precisa de transporte coletivo em Petrolina passa por um verdadeiro massacre todos os dias, os ônibus são verdadeiras latas velhas ambulantes, principalmente quando se trata das empresas Vale do Sol e Menina Morena. Já cheguei a esperar por um ônibus da linha do Jardim Amazonas por mais de uma hora e meia, e quando aparece uma lata velha, quer dizer, ‘ônibus’, vem super lotado, e ainda com motoristas mal humorados, como se a população estivesse pedindo favor e não pagando pelo péssimo serviço prestado, claro que não podemos generalizar, que alguns desses profissionais realmente honram a profissão, mais o fato é que precisamos urgentemente de empresas capacitadas e dispostas a prestarem serviços de transporte coletivo no mínimo decente, e não dessas latas velhas ambulantes que quebram mais do que oq circulam!

    1. luis disse:

      experimente esperar pela metade de onibus da cohab massangano.
      eles colocam aquilo no pior horário: quando vamos ao trabalho e quando voltamos pra casa. e no horário em que há pouca procura eles colocam um onibus maior.
      eu não entendo qual é a logica deles. além do dinheiro é claro!

    2. Naja disse:

      É o cúmulo da pobreza, não ter R$ 50 para pagar a mensalidade de uma moto, ou então é gostar de esperar ônibus.

      1. tou nem ai disse:

        se a despesa de uma moto fosse apenas a prestaçao seria muito bom. Alem da prestaçao tem o combustivel, os taxas de licenciamento, a habilitaçao e muito mais, alem do mais e obrigacao pois ninguem ta andando de graça, muitas vezes o cara gasta mais de R$ 50,00 por mes com transporte coletivo. Naja para de ser preconceituoso cara.

  3. CARLOS disse:

    SE ISSO PODE SE CHAMAR DE TRANSPORTE COLETIVO.É UMA VERDADEIRA DECADENCIA A CIDADE CALIFORNIA DO SERTÂO COM ISSO Q PODEMOS CHAMAR DE “TRANSTORNO COLETIVO”. O PIOR É Q NINGUEM FAZ NADA.ONIBUS SUCATEADOS,PNEUS Q VIVE QUEIMANDO,MOTORISTAS Q NÃO RESPEITAM OS DIREITOS DOS IDOSOS,COBRADORES SEM O MINIMO DE EDUCAÇÃO,ENFIM TUDO DEIXA A DESEJAR.SEM FALAR Q QUEBRRAM DIRETO.É DEPRIMENTE TERMOS QUE ENFRENTAR ISSO TODOS OS DIAS! CADÊ OS VEREADORES? ESSES SÓ LEGISLIZA EM CAUSA PROPRIA.”DEUS TENDE PIEDADE DE NÓS!

    1. Carla disse:

      È amigo, só suplicando aos céus…pq a coisa tá feia.Britto ,deveriamos organizar um movimento para agitar,fazer barulho mesmo…Ou eles pensam que estamos gostando????Seria legal q a tv da região fizesse uma reportagem com esse tema ,onde uma dos responsáveis pelo órgão q recolhe o dinheiro passasse um dia na nossa pele,,,ah essa eu queria ver!!!!!!!

  4. Flamenguista disse:

    Engraçado… Quando era no início, todo mundo descia o pau nos ônibus, e exaltava o moto-táxi. Agora reclamam de novo? Pega moto-táxi ora!

    1. luis disse:

      amigo, nem todos andam de moto-táxi, ou seja, a maioria precisa de onibus mesmo. a exaltação do moto-táxi eu vejo somente como algo usado para se revoltar contra o péssimo serviço das empresas de onibus.

    2. Carla disse:

      o moto-taxi apesar de não estar como deveria,credenciado, as motos em perfeito uso,capacetes, os motoqueiros devidadmente uniformizados e identificados,capacitação para saber conduzir com responsabilidade dentro da velocidade permitida em cada trecho…)mesmo não atendendo a tds esses pontos mencionados, é a nossa salvação quando precisamos chegar para cumprir um compromisso.Mas por exemplo a pessoa está indo ao médico exatamente pq está com problema de coluna,não tem dinheiro pra táxi,nem um vizinho q possa socorrer…se o percurso é curto e dá para ir de ÕNIBUS td bem ,mas ir de moto-taxi que paassa com td nas lombadas,não dá né?
      Como são denominados de TRANSPORTE ALTERNATIVO,pelo fato de ser uma alternativa ,quando o transporte coletivo está de mal a pior…eles tem muuuito q melhorar ,mas muitas vezes é a melhor opção…

  5. maria disse:

    essa prefeitura/ eptc só pensa em neles que não precisa andar de coletivo. com nosso que precisamos usar coletivo aqui em petrolina ,não tem respeito com com usuarios,pagamos caro uma passagem, não tem condições ficar em pé muito tempo ,não tem, cobertura os pontos, nem um banco,pontos longe do outros,ex. ponto da cohab onde fica espetinho em frente um clube de lazer tem um ponto e outro vc vai descer na av.são gonçalo em frente da igreja evangelica asseb. de deus. olha a distança,petrape e outro não tem cobertura nem um ,quem precisa pegar onibus a tarde ficar cara virada ao sol , na av.fernando goes centro tem outro ponto não tem placa nem cobertura começo da av.onde fica minist/.or/.governo proximo do shoping só deus e jesus sabe humilhação que passamos .quero sabe ate quando vai ser assim.sem respeito usuarios.

  6. VALTER CASA GRANDE disse:

    Caro Britto. Muito pertinente o assunto. Há um gramor em torno da falta de moralidade na prestação do serviço publico de transporte em Petrolina, não só por falta de assentos e abrigos, mas sobretudo pela precariedade da maioria dos onibus. É um desrespeito ao cidadão que paga caro pela péssima prestação de serviço. E infelizmente o poder público é conivente. PRECISA-SE FAZER ALGO URGENTE!!!

  7. nina disse:

    Faz tempo q não fazem abrigos nessa cidade. Pergunto: E as arrecadações da EPTTC fazem o q msm? Isso é vergonhoso. Q façam abrigos para o nosso clima e não com o teto transparente…

    1. Naja disse:

      nunca teve abrigos, em todos os governos anteriores o transporte público sempre foi precário, cansei de andar de ônibus e ficar com a cara de mané em ponto de ônibus, fiz um economia e desde 2007 ando motorizado, vruuum.

  8. Marcos disse:

    Você vai em Cidade do porte de Petrolina, como Caruaru, Juazeiro do Norte, e o transporte coletivo é de dá inveja, aqui em Petrolina só pode ter uma mafia grande, porque ninguem consegue consertar isso, é uma vergonha. O povo deveria era tocar fogo nessas latas velhas…

    1. luis disse:

      a muito tempo que não existem empresas concorrentes em petrolina, é como se a cidade fosse dividida em duas, uma metade para cada empresa, e depois na parte oeste da cidade “nasceu” outra empresa pra fazer de conta que há concorrência.
      ou seja, sempre fomos enganados e mal servidos.

  9. Anderson souza disse:

    morei em petrolina em 2006,fico impressionado com o descasso,a falta de interesse das autoridades…vejo que a cidade não mudou nada em 6 anos, sem falar que eles só lembram de vcs quando estar em epoca de eleiçoes nem precisava dizer isso,pois todos sabem…então veja,reflita…nessas proximas eleções …..abraços a todos petrolinenses
    adoro petrolina…minha cidade natal

  10. CARLOS disse:

    Esse Flamenguista só poda ser filhinho do papai deve ter um carrão possante.Ou então é desses babõesde dono de empresa.Omoto-taxi é nossa salvação principalmente quando se passa + de uma hora esperando essas latas velhas. VLT urgente prefeito.

    1. nina disse:

      Concordo em gênero, número e grau. Sem falar q moto-táxi não recebe vale-transporte….

  11. Isla disse:

    Britto! Esta matéria é muito pertinente neste momento, realmente o sistema de transporte coletivo nesta cidade está péssimo, sou obrigada a usar os coletivos pois a empresa que trabalho infelizmente adotou os cartões, quando era vale transporte podíamos vender e utilizar o transporte que melhor nos conviesse, lógico que andava de moto taxi. A verdade tem que ser dita e uma providência tem que ser tomada, estas empresas que ai estão não tem a mínima condição de prestar um serviço de qualidade, você entra no ônibus e fica rezando para chegar logo ao destino, sem as orações ele quebra no meio da estrada, chegamos esperar por 40 minutos, quando vem é lotado, nem no ponto para, passa direto. Cadê a EPTTC? O que anda fazendo que não fiscaliza? Porque não liberar vans para os bairros? Não podemos continuar da forma que está.

  12. Fera Sertaneja disse:

    Percebi nos últimos 30 anos que os políticos pensaram Petrolina muito pequena, os projetos eram sempre acanhados. Com Júlio Lóssio as coisas mudaram. VLT, Arena, nova rodoviária…. Só precisa que o Estado e o Governo Federal apoiem essas obras. Desconfiem de políticos que só criticam, não apoiam, chega a dizer que nossa cidade não precisa, não merece, não justifica. Lembrem-se de Dom Malam que fez maravilhosas construções, grandiosas, mesmo diante das críticas de pessoas pequenas e apegadas ao atraso.

  13. Livre Pensador disse:

    Como são os contratos firmados por essas empresas com a prefeitura? Quem fiscaliza essas velharias que rodam pela cidade e que deviam estar nos ferros velhos? E o VLT?

  14. FABIANA DOS SANTOS disse:

    O TRANSPORTE COLETIVO DE PETROLINA É UMA NEGAÇÃO, POIS EU ESTIVE EM SANTOS -SP, O TRANSPORTE LÁ É TOTALMENTE DIFERENTE DO DAQUI DE PETROLINA,ACORDA PREFEITO JULIO LOSSIO,NÃO POR QUE VOSSA EXCELENCIA NÃO ANDA DE ONIBUS , VAI DEIXAR ISSO CONTINUAR, TEM VEZ DE A GENTE AQUI NO PONTO DE ONIBIUS DE PETROLINA,PASSAR MAIS DE 40 MINUTOS NO PONTO DE ONIBUS , ISSO É UMA VERGONHA..

    A C O R D A P R E F E I T O
    A C OR DA P R A V I D A
    É DESSE JEITO QUE VOSSA EXCELENCIA QUER GANAHR DE NOVO….VOSSA EXCELENCIA CONTINUAR DESSE JEITO NÃO VAI GANHAR DE JEITO NENHUM.

  15. Carla disse:

    Transporte público na nossa cidade sempre deixou a desejar,mas até 2001 dava para ir levando,mas de alguns anos pra cá não dá pra chamar de ônibus,são verdadeiras sucatas,além do estado precário ,a quantidade parece que ao inves de aumentar fez foi diminuir,não tem palnejamento para na hora do “rush”colocar mais õnibus,além disso pra esperar vc não tem o mínimo de conforto,mesmo q seja em pé,mas vc ficar torrando no sol,não dá!!!!!CHEGA,tem q dar um basta ,temos que fazer algum movimento para acordar esse pessoal responsãvel só em recolher dinheiro, pq para fazer o verdadeiro uso em benefício da população não tá sendo feito nada .Mas sabe pq eles não se preocupam? Pq não precisam ,passar essa humilhação que passamos diariamente,cada um vai no seu carrinho,com ar condicionado e musiquinha ao fundo…ahhhh santa paciência, fico revoltada….Duas coisas URGENTES qe Petrolina tem q melhorar entre tantas outras ,como td cidade em desenvolvimento carece…Mas o TRANSPORTE PÚBLICO E A RODOVIÁRIA É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!

  16. Cidadã disse:

    Faltou a foto da parada de onibus que fica em frenta ao BRADESCO, onde vc tem que disputar a sombra com ambulantes. Até quando vamos tolerar isso.

  17. Liah disse:

    REFORÇANDO O CASO DA UPE..TAMBÉM NÃO TEM ABRIGO PRA NÓS ESTUDANTES…DIA 16 DE FEVEREIRO TEVE UMA DEMORA DE MAIS DE 1 HORA,PEGAMOS,CHUVA A NOITE,ESPERANDO OS COLETIVOS PRA COHAB6 E NADA!!! ISSO PORQUE É ANO POLITICO..IMAGINE O DEPOIS!!! A TENDENCIA INFELIZMENTE É PIORAR!!

  18. Liah disse:

    OS MOTO TAXISTAS ESTÃO É ESTUPRANDO AS MULHERES!!!(ALGUNS) DEUS ME LIVRE.. FORA QUE É 4,00 REAIS A PASSAGEM..PRATICAMENTE 2 DE ONIBUS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários