Estudantes de Medicina em Cuba visitam Juazeiro

por Carlos Britto // 12 de agosto de 2010 às 14:36

medico solidariEsta semana, de amanhã (13) a 18 de agosto, Juazeiro recebe a visita de dez estudantes baianos de Medicina em Cuba para realização de trabalho voluntário no interior, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Saúde de Juazeiro e os alunos. Durante a estada na cidade, os futuros médicos desenvolverão uma Mostra Socioeconômica e de Saúde do distrito de Massaroca.

Nos primeiros três dias, os alunos farão visitas à comunidade local, onde colherão informações e dados para a formação de um relatório final. Após as visitas domiciliares, acontecerão neste domingo (15) e na segunda-feira (16), às 20h, oficinas sobre DST/AIDS e gravidez na adolescência, na Escola Municipal de Massaroca.

Na manhã da próxima terça-feira (17), os estudantes visitarão algumas Unidades de Saúde da Família da cidade. A partir das 14h, acontece um Seminário de Intercâmbio Estudantil, no auditório da Biblioteca da Univasf, em Petrolina, com a participação do secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, quando ministrará palestra sobre o Sistema de Saúde Brasileiro. O evento vai contar com a participação de outros profissionais, que a partir das 16h15 realizarão palestras sobre as Doenças Tropicais.

Na quarta-feira (18), último dia da realização do trabalho voluntário dos alunos, serão promovidas apresentações do resultado da Mostra para lideranças da comunidade de Massaroca e do município, em horários e locais ainda a serem definidos. Dentre os estudantes, existe um de Juazeiro, Salvador Carvalho, 27 anos, que está cursando o 9º semestre na Escola Latino Americano de Medicina (ELAM), em Cuba.

Este é o segundo trabalho voluntário realizado por alunos da ELAM na Bahia. O primeiro foi realizado em Uauá, de 12 a 17 de agosto de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários