As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina e a motolância vão contar com Desfibrilador Externo Automático (DEA) e oxímetros de pulso. Os aparelhos serão utilizados em ocorrências com pacientes vítimas de traumas cardiorrespiratórios, garantindo maior eficiência e agilidade no serviço prestado à população, aumentando as chances de salvar vidas.
Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), para atender as necessidades das unidades habilitadas pelo Programa Samu 192. Ao todo foram entregues cinco desfibriladores e seis oxímetros.
Os aparelhos poderão ser usados pelos socorristas que atuam tanto na ambulância, quanto na motolância. O oxímetro serve para medir a quantidade de oxigênio no sangue do paciente. Já o Desfibrilador Externo Automático é utilizado em paradas cardiorrespiratórias, fazendo com que o ritmo cardíaco possa ser restabelecido, através da passagem de uma descarga elétrica aplicada no tórax. Como é um aparelho automático, pode ser utilizado independente do conhecimento de um médico.



Só para constar, no SAMU de Juazeiro nós recebemos, a cerca de 40 dias atrás, os mesmos equipamentos citados na matéria.
aluilce@spfc.com.br