Foi com um misto de surpresa e e tristeza que recebi uma carta aberta, endereçada a mim e a toda a imprensa, pela família de Oswaldo Coelho. Assinada pela esposa de Dr. Oswaldo, a carta diz que foi proconceituosa a maneira que me dirigi a ele em artigo no Blog.
Faço jornalismo de informação e opinião. Quem me conhece na intimidade sabe como respeito as pessoas e como tento ser educado e correto. Se ofendi, peço desculpas, embora não ache que o tenha feito.
Como o meu compromisso é de respeito ao público do Blog, estou publicado a carta e comentando o seu teor logo abaixo.
Leiam:
Ao Sr. Carlos Britto,
Sou casada há 50 anos com Osvaldo, vivemos sob as leis da Igreja Católica, temos seis filhos e doze netos. Nossas vidas, até o momento, sempre foram de grande dedicação ao próximo, fazemos isso com vontade, satisfação e alegria.
Osvaldo dedicou a maior parte da sua vida à causa pública e nós sempre o apoiamos. Talvez o Senhor seja bastante jovem a ponto de desconhecer a vida pública do meu marido, suas ações parlamentares, suas obras que falam por si, que orgulha o Sertão, que também adotei como meu.
Somos a favor da liberdade de expressão. Expressão sem preconceitos, aliás, desconhecemos preconceitos na nossa família. Cuido de crianças especiais na APAE de Petrolina há 20 anos, e exijo que todas sejam tratadas sem quaisquer preconceitos. Acredito na força do ser humano de superar limites, acredito na força do bem, respeitamos a história de vida dos mais velhos e que os cabelos brancos e as bengalas têm muito a nos ensinar.
Há alguns anos, devido a uma queda, precisei fazer uso durante muito tempo de uma cadeira de rodas, e depois de uma bengala. Essa experiência me fez sentir e compreender melhor a perseverança daqueles que fazem uso de muletas, bengalas e cadeira de rodas, são seres humanos fortes e de infinitas possibilidades. Qualquer tipo de preconceito é crime.
Meu marido é um homem livre nas suas escolhas, sempre foi e é um obstinado, sonha o sonho de muitos e realizou diversos deles. Lamento os comentários preconceituosos referentes a Osvaldo pela sua idade ou condição física. A escolha de Osvaldo em candidatar-se tem o irrestrito apoio meu e de meus filhos e netos, que fique bem claro.
Lembramos de Franklin Roosevelt, portador de poliomielite, presidiu os Estados Unidos numa cadeira de rodas, por 12 anos, 3 mandatos sucessivos. É considerado até os dias atuais, como o presidente americano responsável por reerguer a potência dos Estados Unidos, após a crise de 1929. Da mesma forma, Winston Churchill, na Inglaterra, ganhou a segunda guerra mundial, em 1945, seguidamente perdeu uma eleição e voltou ao cargo de Primeiro Ministro da Inglaterra, com 76 anos de idade, apoiado numa bengala, vindo a falecer aos 90 anos. Ambos, Roosevelt e Churchill obtiveram êxito nas suas missões e entraram para a história da humanidade.
Onde está o seu Deus?
Osvaldo continua a sonhar pelos sertanejos, quer sempre mais, continua a dedicar-se a sua gente. E por vivermos na democracia, respeitamos o livre arbítrio de todos aqueles que têm ou não a vontade de se candidatar.
Olhos preconceituosos se limitam a enxergar apenas a bengala, enquanto um grande número de cidadãos e pessoas de bem, veem em Osvaldo, um homem digno, de grande experiência e sabedoria, acumuladas ao longo de muitas batalhas travadas em favor do seu povo.
E assim Osvaldo construiu a sua história, contando em cada mandato, com os votos de homens e mulheres livres, votos de confiança, de esperança, de respeito ao seu trabalho, de reconhecimento ou merecimento, ou simplesmente por acreditarem que as idéias de Osvaldo continuarão a construir o futuro da nossa gente.
O Sertão é a nossa pátria. A pátria dos que aqui nasceram e dos que escolheram essa região para viver e serem felizes.
Anamaria Coelho, filhos, genros, nora e netos
Comentário Meu:
Li e reli a carta da família de Dr. Oswaldo e confesso que custei a acreditar. Sobretudo depois que li e reli o que escrevi. Não podem estar falando do mesmo artigo (A Lanterna de Diógenes).
O que escrevi foi extremamente respeitoso a Oswaldo Coelho. Aliás, se qualquer pessoa fizer busca no Blog encontrará vários outros (inclusive vídeos) com citações sempre elogiosas e respeitosas.
Lembro de vários comentários no Blog e a mim, pessoalmente, registrando em suas opiniões, certo exagero de minha parte. Mas vamos aos fatos:
1-Em nenhum momento do texto citei muletas, cadeiras de rodas ou qualquer dificuldade de locomoção. Embora sejam evidentes.
2-Nunca duvidei da abnegação de Oswaldo Coelho (em que já votei algumas vezes) e seus familiares. Registro a entrega de toda a sua família a causas sociais, especialmente a APAE bem como a relação sempre cordial que sempre mantive com os seus filhos.
3-Não duvidei de sua capacidade de articulação ou coloquei em dúvida sua vontade em servir.
4- Não vi preconceito em meu comentário, mas uma opinião acerca de sua candidatura. O que reitero.
5-O meu Deus é vivo, está em meu coração, nas minhas escolhas, na saúde de minha família e no livre arbítrio de minhas opiniões. Liberdade essa defendida por esse Deus que é de todos, e não de alguns.
6-Tenho agora 40 anos e um profundo respeito e admiração a Dr. Oswaldo por sua luta, sua história e seu legado. Agradeço por tudo que fez pela cidade que eu nasci e pelos meus irmãos que vivem ou chegaram.
7- Preconceito e maldade são apenas coisas que ouço falar e, desprovido de vaidade ou malícia, mantenho limpo o coração.
8- Tenho somente dois filhos menores e uma guerreira ao meu lado. São minha vida e para eles escrevo, aqui, minha biografia com honestidade, humildade e verdade. No abraço deles, na hora de escrever esse texto e na sinceridade dos seus olhares nesse momento, penso estar no caminho certo.
Que Dr. Oswaldo e sua família sejam sempre respeitados em suas lutas e convicções. Que minha opinião também seja respeitada, pois seis mil amigos vêm aqui, todos os dias, e esperam saber o que penso das coisas.
E me manterei fiel a isso.



Esperamos que como dona Anamaria, a população sertaneja também acorde para quem você e os seus verdadeiramente são, Britto.
Caro Carlos Britto.
Não tenho procuração para lhe defender, mas apoio todos os artigos, verbos e substantivos do seu editorial a respeito do assunto, também tenho grande respeitos e admiração por Dr. Osvaldo, dos quais, meus quarenta e sete anos, desde os 14 levantei a bandeira de Dr. Osvaldo,
fui para as ruas pregar o seu retrato nas paredes quando ainda era permitidos, xinguei os adversários e fui xingado, defendi Dr. Osvaldo como um filho defende um pai, por que eu tinha a certeza e a convicção de que o seu mandato seria revertido em trabalho e progresso para Petrolina, como de fato foi. Mas amigo Carlos Britto, o tempo passa e ninguém, mas ninguém mesmo se livre da ação do tempo. Por todo respeito que tenho a Dr Osvaldo e a sua família, nos somos obrigados a dizer que os melhores dos melhores, o mais competente dos competentes um dia é obrigado a parar para descansar porque ninguém é de ferro. Pode até ser imortal pelas suas ações, mas não será imortal perante Deus e os homens.
Pode ficar tranquilo Carlos Britto, por que como leitor do seu Blog, não vejo discriminação no seu texto, do qual também li e re-li várias vezes. Assim como também, tenho certeza que todos aqueles que leram a matéria não viu discriminação. A família de Dr. Osvaldo também precisa respeita as opiniões das pessoas e a liberdade de expressão da imprensa. Por que se assim não o fizer vai deixar muitos amigos de Dr. Osvaldo, muito, mas muito chateado pelas suas acusações.
Eu acho que a família de Dr Oswaldo foi infeliz em acusar Carlos Brito, porque quem falou da incapcidade foram os leitores do blog e não o autor da matéria.
Votei em Dr Oswaldo até a última eleição. Esse ano não sei em quem votar, mas de certo, para POUPÁ-LO, não será nele.
E a palavra EXIGIR colocada na carta, deixou claro, como são tomadas as decisões por aquela família.
É o que penso. É o que acho.
Carlos, tenho orgulho de fazer parte dessas 6.000 que visitam seu blog todos os dias e tenho certeza que em breve esse número aumentará ainda mais, porque você é um profissional gabaritado e a prova está aqui.
Um abraço.
A família de Dr Oswaldo acha que ele não pode ser questionado. Por que? Ele não é imaculado. Minha solidariedade ao jornalista.
Esse pessoal se sente acima do bem e do mal. Carlos Britto foi corajoso e fiquei mais fã ainda pela postura correta em publicar a crítica a ele. Na rádio dos Coelhos esta manhã armaram um circo. Estão usando isso como palanque
Concordo com o blogueiro.
Dr. Osvaldo incomoda muita gente, Dr. Osvaldo incomoda, incomoda demais,
Isso tirei de uma música.
Em frente Dr. Osvaldo, o senhor com ou sem muletas sairá majoritário de Petrolina. Sua cabeça está com 20 anos graças a DEUS.
A impressão que eu tenho é que Osvaldo Coelho e família deturparam totalmente o texto do Blog, interpretaram de forma totalmente adversa do que Carlos Brito quis transmitir aos leitores. Absolutamente desproporcional a resposta da família, que não precisa de tais argumentos para ter reconhecido o inegável legado de Osvaldo Coelho.
Parabéns pela sua postura Brito.
Prezado Britto e todos os leitores,
Cada ser humano precisa entender o seu momento.
Por mais que ame o poder e/ou o processo político, cada um precisa entender a hora de parar.
Percebe-se claramente que a carta tenta dar a Dr. Osvaldo uma acunha de perseguido, de coitado, de vítima.
Com todo respeito, mas isso não cola.
A história de Dr. Osvaldo e de toda a família Coelho é indiscutível. Acredito que ninguem em são consciencia há de negar o legado deixado por essa família à Petrolina, em que pese também o autoritarismo que reinou nos tempos de “ouro” da ditadura.
Mas é bom a gente lembrar que não existe espaço vazio na política. Gradativamente Dr. Osvaldo tem perdido espaço político. Onde está Geraldo Coelho? Cadê Ciro Coelho? O que fazem os prefeitos que o apoiavam incondicionamente?
Dr. Osvaldo tem em seu histórico recente duas derrotas consecutivas, e não precisa ser um especialista pra perceber que caminha pra terceira.
Dr. Osvaldo tá fazendo o papel, neste momento, daqueles candidatos que se apresentam com a meta, não de serem eleitos, porque o cenário não lhe é mais propício, mas sim de ajudarem sua legenda a fazer alguma bancada, porque de qualquer forma ele ainda tem sua faixa de eleitorado.
Tomara que as analises estejam erradas e o mesmo logre êxito, mas não é o aparenta.
Ademais existem exemplos de vários seres humanos que foram sábios e souberam a hora de parar.
O rei Pelé ainda jogava muito, mas preferiu não jogar mais a copa de 1974, pra não correr riscos de terminar sua carreira como derrotado.
Nos dias atuais, temos exemplos de alguns que perceberam que chegou seu momento de parar:
– O Senador Pedro Simom
– O Deputado Roberto Magalhães
– O vereador José Carlos Tanuri, dentre outros.
Ao mesmo tempo cito o exemplo de um político que foi vitorioso em suas tragetórias, mas terminou com uma derrota flaglorosa, porque ultrapassou os limites: Dr. Miguel Arraes.
E tem mais uma coisa que é importante citar: O discurso de Dr. Osvaldo está focado em bater num Presidente que tem mais de 80% de aprovação no estado de Pernambuco. Ele também é crítico ferrenho do atual governador que tem a melhor aprovação do Brasil, e pra completar um dos únicos prefeitos que o apoia, o Dr. Júlio Lossio, parece subtrair mais do que somar eleitoramente, por não tá fazendo uma administração muito aprovada pela população.
Diante de tudo isso, tenho a dizer que o Dr. Osvaldo, como político que é, sofre o fato de não ter feito sucessores políticos leais (ñ apenas da família) e agora parte pra um sacrificio imensurável, pra não deixar apagar por completo a chama do DEM no sertão.
E por fim tenho a dizer que, o forum pra tratar o assunto é aqui no Blog, visto que foi daqui que saiu o pseudo ataque à candidatura de Dr. Osvaldo. Não caberia nenhuma manifestação no Rádio. É bom lembrar que estamos em campanha eleitoral e rádio é da família Coelho.
O Ministério Publico Eleitoral e a Justiça Eleitoral com a palavra
Caro Carlos britto, residi em Petrolina por 12 anos e por motivos de trabalho estou morando distante há 8 anos, porém, visitando nossa Petrolina todo final de ano. Me considero mais filho de Petrolina do que da própria cidade em que nasci, aprendi a gostar, admirar, e se Deus quiser ainda irei residir novamente nesse lugar maravilhoso que é Petrolina. Encontrei no seu blog uma maneira de estar mais perto da cidade e dos que gosto, e por eu ser extremamente criterioso e chato com o que leio, confesso que só continuo leitor assíduo do blog por encontrar nele lisura, idoneidade, responsabilidade e transparência. Pois bem, no período em que morei em Petrolina aprendi a admirar o trabalho de Osvaldo Coelho, mesmo eu tendo uma tendência política de esquerda, mas a César o que é de César, e Osvaldo Coelho dedicou a sua vida ao sertão do São Francisco e foi merecedor de cada voto e de cada mandato conseguido durante toda sua vida. Ele está imortalizado com suas obras e ações, mas no plano físico ele já não é mais o mesmo, como um dia nós também não seremos. Osvaldo Coelho já deu sua parcela de contribuição, e muito bem dada. Merece agora com todo respeito o descanso dos justos e servir de conselheiro para os mais novos. A família e os correligionários de Osvaldo Coelho não podem exigir dele tamanho esforço e exposição. Ele já cumpriu o seu papel. Que os seus herdeiros políticos cumpram o seu agora. Esse absurdo que estão fazendo com Osvaldo Coelho exigindo dele disputar mais uma eleição difícil queira Deus não seja cobrada com o sacrifício da sua saúde já frágil e debilitada. OBRIGADO DR. OSVALDO, VISTA O SEU PIJAMA ( e não entenda isso como ofensa, mas como agradecimento pelo seu trabalho ), o senhor merece, e aos seus herdeiros políticos que criem coragem e assumam o seu papel, especialmente ao Guilherme Coelho que mostrou-se um covarde nessa eleição. Parabéns Carlos Britto pela sua matéria, que não considero em nenhum momento ofensiva ao Osvaldo Coelho, pelo contrário, ressaltou a sua honestidade e zelo pelo seu povo. Continue trabalhando como vem que com certeza serás merecedor da multiplicação dos acessos ao blog.
Britto,
Sou um dos que lhe acompanha, especialmente pelo Blog e fica aqui a minha solidariedade a você e toda a sua família. Sou também uma admirador do trabalho de Drº Osvaldo pelo trabalho prestado à nossa Petrolina, porém sua família não precisa apelar para esse tipo de coisa.
O Britto se mostra um profissional da imprensa que são raros nessa área e em nossa cidade.
Continue assim Calos Britto! Drº Osvaldo o Srº não precisa disso!
Dr.Osvaldo Coelho deixe vaidades e orgulhos de lado e transforme as suas viagens de negócios e vida política em viagens de turismo, vá conhecer as belezas do Brasil e também do Mundo. Vá curtir a vida, vá viver a vida junto de seus familiares e amigos. Lembre-se da máxima: Devemos viver a vida como se hoje fosse o nosso último dia!
PS: VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
Prezado Carlos Brito,
A D.Anamaria se deixou levar pela emoção o que é natural,pois trata-se de seu esposo.A vida pública de Dr.Osvaldo foi construída muita sólida,com muita honestidade e principalmente muita ética e trabalho visto que em mais onze mandatos que exerceu como deputado federal,nada consta que desabone sua conduta o que é muito dificil na maioria dos politicos de nosso país nos dias de hoje.Osvaldo Coelho anda ou tenta andar com ajuda de “bengalas” mas é bom salientar que o que vale é a lucidez que ainda possui e pode contribuir e muito para continuar sua luta em favor dos sertanejos desassistidos.Não concordo com a opinião de um blogueiro que disse que Dr.Osvaldo não pode criticar Lula eEduardo porque os mesmos estão com alto indice de aprovação,ora, as maiores bandeiras de Dr.Os valdo foram a “educação e irrigação”qto a educação a nossa região tem muito o que comemorar e a irrigação Dr.Osvaldo tem que reclamar mesmo,pois no governo Lula nada se fez.Avante Dr.Osvaldo!!!
Eu sou leitor deste blog como de outros, vejo de forma bastante positiva, onde todos participam e são levados os seus anseios e as suas decepções.
É incontestável o respeito a quem quer que seja, porém nem sempre os assuntos possam agradar a todos. Não só o Dr. Osvaldo, mas toda a sua família tem lugar cativo em toda a região, não somente em Petrolina.
As vezes nos melindramos com argumentações outras, porém descobrimos a nossa imperfeição, mas acredito que possa haver nisso tudo um mal entendido.
larga o osso , Osvaldo , e vai curtir com sua senhora , suas lembranças de Glória, que com certeza , são inúmeras…mas, ninguém é imortal ou imaculado perante Deus, somente seus feitos perante os homens, que podem fazer a história de luta de um homem, como é o seu caso….
Tbm concordo com Carlos Britto. Acredito que o jornalismo tem que ser apolítico, para não ser tendencioso, e é por não demonstrar simpatia a nenhum partido (ao que me lembro), é que ele me inspira muita confiança. Nunca o vejo elogiando ninguém a toa, ao contrário, opina com muita lucidez, verdade e transparência. Sou muito jovem e pouco sei sobre a vida e sobre a política. Mas é esse tipo de qualidade midiática que eu quero ver. Esse blog para mim é uma vanguarda em Petrolina. Britto informa, elogia, e aponta os erros e sempre, com muita temperança educação.
Parabéns Britto! Vc conta com todo meu apoio!
Britto, os textos e as palavras revelam o que se passam na alma das pessoas. A frase “condição física” é a chave para entender o que se passa. E condição física é o que mais enseja realmente preconceitos, seja obesidade, feiura, cadeira de rodas, idade, bengalas e tantas outras. É preciso entender o ser-humano. Mais uma vez os textos revelam as almas das pessoas. Somos realmente frágeis, molinhos, feito de tecidos e não de puro ferro. Nosso corpo tem prazo de validade. Mas o espírito das pessoas, não tem. Enquanto o espírito do doutor Oswaldo tiver validade, terá muita utilidade. Não somos deuses, todos nós erramos, e o tempo cura as mágoas e trás compreensão. Todos nós temos ainda muito que aprender.
Sei que vc não vai publicar, entretanto prefiro UM Osvaldo Coelho de bengalas a 1000 Fernandos Filhos com a saúde perfeita!
Britto, vc errou no texto em questão.
Em 1998 votei em Osvaldo Coelho em respeito aos inumeros trabalhos desempenhados por ele e sua família na região do Vale do São Francisco. O seu nome ficará na história de Pernambuco e do Brasil.
Mas na vida tudo passa, o tempo passa, menos a história boa e isto Dr. Osvaldo vai ser lembrado.
Acredito que ouve uma má interpretação e seria muito bom que fosse esclarecido. Dr. Osvaldo não precisa desta forma de politica o seu trabalho fala por si.
Carlos Brito vejo seu blog todos os dias e acredito nas matérias que são publicadas. Continuarei acompanhando as noticias aqui publicadas e gostaria de sugerir a familia de Dr. Osvaldo que para o bem da saúde, da história e do trabalho de Dr. Osvaldo, o mesmo, não deveria mais ser candidato. O seu nome já ficou na história boa da politica, não vamos mancha-la.
Caro Dr. Osvaldo, acredito que como político o senhor já tenha feito a sua parte. Uma carreira louvável!
Agora seria melhor seguir aquela premissa:
– Faça um filho – no seu caso do senhor, já feitos;
– Plante uma árvore – acredito que já tenha plantado, caso contrário aproveite… o planeta agradece;
– Escreva um livro – meu mais profundo e sincero conselho! O senhor tem uma história de vida e política muito interessante. Porque não nos agraciar com sua biografia?
Fica a dica ;)!
Abraços Britto!
Essa dramaticidade toda não passa de pretensões eleitorais. É tempestade em gota d’água, mas isso é que dar ibope e voto também.
Guerreiro do bom Combate
Ando por caminhos tão confusos e atormentadores!
Convivo com meus fantasmas, minha agonia todos os dias
Dou conselhos a quem precisa, eles se sentem gratos por isso
Mas quem sou eu pra dar conselhos se eu não tenho os meus?
Vivo fazendo planos, quantos enganos, quanto tempo perdido?
Outrora nunca me cansei de lutar, jamais fui de desistir no caminho Mas me sinto cansado, meus fantasmas não me deixam!
Meus medos, meus apegos, meus desejos,minha dor
Calor d’alma, que aquece o espírito cansado, da fadiga da carne
Que queima solene, perene nos jarfos do descaso, outrora desejado
Quando eu andar um dia pelo vale dos vitoriosos serei eu, merecedor!
Pois sou guerreiro incansável, sempre lutei contra as improbabilidades
Não é fácil se tornar um vencedor, mais fácil é ser um sobrevivente.
A agonia se confronta com o excesso de vontade, mas realidade é tão cruel!
Não poupa ninguém, é como a verdade, existe mas nem todos a querem
Melhor seria desistir de tudo, se render ao sistema
Vegetar somente, perder a própria identidade lançar-se ao abismo profundo!
Mas isso não é certo então fazer o quê se não mandar os fantasmas embora
Buscar caminhos melhores, ajudar as pessoas e pedir a Deus por dia melhores
Pra que ele reconheça minha luta, minha causa, minha verdadeira intenção!
Enfim sou um guerreiro solitário, que não se cansa de lutar
Não aceito jamais, a derrota, dias melhores eu ei de alcaçar
Pois o verdadeiro guerreiro, combate o bom combate sempre, isso é o que o torna diferente dos demais.
Guerreiro do bom combate é o que sou!!!
Que por mais cansado que esteja e por mais ruim que seja, um guerreiro nunca pode parar. O seu espírito é de luta, o seu sorriso nos conforta, o seu trabalho deixa orgulho.
Ao Blog, o meu respeito pelo trabalho diário que tanto o acompanho.
Aos leitores, deixo a mensagem de que se um dia acharem que podem fazer melhor que um Sr. Dr. com beganlas, levantem-se de suas cadeiras confortaveis e vão! Mas façam melhor, muito melhor.
Ao Sr. Dr. Osvaldo, lhe dou o meu orgulho de ainda poder lhe confiar um voto. O meu primeiro voto.
Até quando o Sr. quiser, Dr. Osvaldo!
Britto, não se preocupe com Rapadura, pois rapadura para consumí-la tem que quebrá-la em pedaços e quem se identifica com o nome ou sobrenome é indivisível!
Carlos Brito , tenho muita admiração pelo trabalho que faz, mas certas palavras colocadas de modo erroneas as vezes machucam, de certo não fostes a intenção. quero te dizer que , ser velho não é ter a pele enrugada, andar de bengala … e sim , ser velho , é ter um pensamento mesquinho, é não ter um passado seja glorioso ou não.
Linda carta D. Ana!
A força de Dr. Osvaldo transcende begalas e idade!
Gostaria de deixar um simples comentário, mas preciso dizer antes que não gostaria de criar polêmicas ou procurar defender A, B ou C.
Por isso, a cada frase, acrescentarei um humilde “eu acho”, na tentativa de demonstrar minha necessidade de nada impor.
Portanto, meu caro Carlos Britto, eu acho…:
1- … que você não precisa se desculpar, pois nada fez para macular nenhuma biografia, nem demonstrou preconceito quanto às limtações físicas ou ao peso da idade do Dr. Osvaldo, apesar de ter perdido a oportunidade de evitar o assunto, que, de tão óbvio, é dispensável;
2- … que Dr. Osvaldo Coelho merece todo o respeito que uma figura política tão rara, com história tão longa, sem histórico de escândalos e com trabalhos e obras imensuráveis, que formam sua bagagem indelével, pode aspirar;
3- … que as pessoas deveriam entender que Dr. Osaldo não busca, nesse projeto, um apláuso pelo que fez nem exercita o orgulho ou a teimosia em “não largar o osso”. O que ele quer é, mais uma vez, lutar por suas convicções e sonhos, em prol do povo e da região que tanto ama, a despeito da sua idade ou sua condição física. Se devemos confiar-lhe outro mandato é decisão íntima de cada um. Mas vale lembrar que, se eleito, ele não será nosso representante na corrida de São Silvestre ou no ataque da seleção brasileira (aliás, para isso, ele nem está tão mal…). Ele será nosso representante numa Assembléia Legislativa, onde precisará usar muito mais o caráter, o conhecimento, a experiência e a voz que os músculos das pernas;
4- … concordo que Dr. Osvaldo não precise de nada disso, mas encaro sua atitude como uma resposta aos seus aliados, na intenção de mostrar como se faz e que é possível realizar, tendo a coragem de tentar levar à frente um sonho, por sobre quantos obstáculos existam. A história está repleta de exemplos.
Olá Carlos e amigos do blog,
Eu sou Rose, tenho 38 anos sou pessoa com deficiência física, uso moletas para me locomover desde que me entendo por gente e elas sevem apenas para isso, para ajudar-me na locomoção, no resto sou inteiramente normal.
Sabe Carlos, o preconceito com o idoso, deficiente, negro ou qualquer outra menoria, nem sempre está nas palavras diretas, mais embutidas nas frases de efeito como e essas:
“Pesa contra ele, aniversários demais e apoios de menos”, ditas no artigo: “O ULTIMO DESAFIO” ou ainda em “A LANTERNA DE DIÓGENES”: “Nesse momento, seria melhor se Diógenes,o Cínico (com C), apagasse sua lanterna e buscasse apenas a paz do afeto e o calor dos abraços para que não se torne apenas refém do Sínico (Com S mesmo).
A quem se refere? A quem diz que é velho demais e manda apagar a sua luz, lhe dizendo sutilmente que deve apenas descansar em paz? Não está munido de preconceitos?
Desconhece, no entanto qual a grandeza dos nossos sábios idosos que quando gozam de uma mente san como é o caso de OSVALDO COELHO, é admirável a sua atitude em continuar lutando por seus sonhos, por sua terra e sua gente.
Lamento que tenha usado as palavras de forma errada, pois sei que também admira a esse homem, e que em vários trechos de seus artigos se refere a ele com respeito e admiração, afinal você como eu conhece bem a historia desse Sertanejo de fé e coragem.
Aquém espero que continue com sua lanterna bem acesa e sua busca por novos desafios não cesse e assim mesmo quando se for sua luz permanecerá em suas enumeras ações realizadas.
Espero ter ajudado a entender o sentimento de D. Ana, seus filhos e nós, os seguidores da lanterna de OSVALDO, como nos sentimos com suas palavras.
Sinceramente,
Rose Andrade
QUERO SABER DO TRABALHO PARLAMENTA A FAVOR DOS TRABALHADORES. DIAP NOTA ZERO, CPI DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC CONTRA… ENTÃO, TROCAR O DIREITO DO POVO POR MIGALHAS NÃO CORRESPONDE A ATITUDE DE UM MITO, TAL VEZ DE UM CORONEL OU UMA OLIGARQUIA QUE SE DEU MUITO BEM COM OS MILITARES NO PODER, ISSO A IMPRESA ESCONDE.
BOA TARDE A TODOS, CARLOS BRITTO NÃO FOLOU MAIS DO QUE A VERDADE,, NINGUEM REGISTE AO TEMPO, QUANTO MAIS UM SIMPLES SER HUMANO. ENQUANTO A GANANCIA E O ORGULHO IMPERAREM O FRACASSO VIRÁ…
CARLOS BRITO VOÇÊ NÃO MENTIU EM NEM UM MOMENTO.
ACHO QUE JA ERA HORA DE OSVALDO DESCANSAR.
caro amigo brito;
desde da era de marcos freire eu e meu pai, somos um esquerdita nacional e pernambucano e petrolinense, nunca votei em osvaldo,
mais a gente sempre diga o ditado é homem de trabalho, mais não soube plantar para receber a semente, tinha tudo levar as tricheira das terras, seu filho guilherme, mais não deu certo agora vai fechar sua diplomacia com a terceira derrota, muito ao contrario de FERNANDO JÀ TER UM HERDEIRO FERNANDO FILHO.
osvaldo foi empurrado por jarbas a entrar nesse sacrificio, mais fica o respeitoso no ar na vida de osvaldo que ele deu sua parcela de grandeza a petrolina.
enquanto a voce carlos, continue fazendo este grande trabalho sou seu todos os dias e de outros blogueiro.
Caro Britto,
A carta da Sra Esposa, na minha opiniâo, esta baseada na foto da materia (unica bengala da estoria), por isso para evitarmos polemicas e disse me disse, ajuda Oswaldâo na proxima! (mas nada de photoshop por favor!!) Abç.
mesmo cançado sou mais osvaldo coelho porque estou á 4 anos vendo o projeto pontal parado quando temos dois deputados federais joven porque não fizerão nada são 42 mil empregos que poderia está empregando a população do vale do são francisco portanto no dia 3 de outubro vote 2530 osvaldo coelho pra o sertão voltar a crecer
Por que essa comoção, direito de resposta, carta aberta, etc… Osvaldo Coelho é Osvaldo Coelho e ponto. E tenho lá minhas dúvidas se foi D. Ana Maria que escreveu essa ‘carta’. Isso tá me parecendo texto de assessor querendo voltar para BSB. Ora Bolas, Em nenhum momento houve agressão por parte de Britto ao ícone Osvaldo Coelho. Talvez Pernambuco não o considere um mito vivo. Mas quem conhece Petrolina sabe o que significa este ‘homem’ de bengalas hoje, e se ocorrer – pois o ser humano é perecível – em cadeiras de rodas, coxo, cego, ou que vier acontecer com seu corpo físico, nunca – jamais – improvável, que se apague a história indelével que foi escrita por ele. E muita caneta ou muito digitar ainda passará por essa velha ‘ponte’ sertaneja. Se Deus assim permitir, e o povo assim escolher, Dr. Osvaldo será eleito deputado Federal, para defender o sertão da forma mais aguerrida e amorosa. E que Dona Ana Maria Cruz Coelho, peça para um de seus netos imprimirem o texto e leia com atenção. Leia até as entrelinhas. O que Britto fez foi uma defesa sutil a realidade de Osvaldão. Em nenhum momento vejo críticas. E para encerrar, locupletando como minha uma frase de um dos comentários postados, prefiro 0,00001% Osvaldo Coelho de Bengalas, aos deputados Federais que foram eleitos por Petrolina e hoje tentam a reeleição.
Repito: Brito, não vi nenhuma agressão ou comentário SEU maldoso. Agora, que o tempo é de refletir antes de revidar, isso não resta dúvidas.
Carlos,
igual a vc e muitos ,fiquei surpreso com o teor da carta da Sra. Anamaria, independente do que foi escrito(e eu concordo plenamente com o texto do Britto) , a liberdade de imprensa é CONSTITUCIONAL, o resto fica no terreno das coisas escritas no calor de emoções válidas ou não.
abraços de um leitor diario, as vezes mais que diario
pq vc só escreve Oswaldo e não Osvaldo?
Eu acho que o dr. Osvaldo deveria ter investido politicamente em
outro erdeiro e não só em Guilhermi se ele tivesse feito isso tal- ves, a sua esposa não tinha o que lhe responder ,Carlos brito; você não teria recebido esta carta. ; continui com este brilhante trabalho…..
“ENQUANTO A GANANCIA E O ORGULHO IMPERAREM O FRACASSO VIRÁ…”
Por isso sempre acreditei na RESPONSABILIDADE e HUMILDADE e meu voto sempre foi e sempre será em Dr. Osvaldo.
Quem acreditar que “idade avançada” for motivo para “descansar em paz”, que “descanse” antes dos 30!
Também acredito que todos têm direitos de se expressarem como bem entendem!
TODOS.
Olá,
Tenho acompanhado o blog, no tocante a estas questões relativas a osvaldo coelho, a quem tenho um RESPEITO GIGANTE, e vejo que muitas postagens inspiram uma meia dúzia de MESMOS COMENTARISTAS a virem usar da má fé, para agredir a Dr. Osvaldo no espaço de comentários, o que é por excelência, um grande absurdo!
Permitir a opinião das pessoas é um exercício de democracia, mas, permitir agressões as pessoas neste espaço, é um exercício não de democracia, mas de falta de respeito acima de tudo, para tal, recomendo que os comentários, que não se sabe ao certo de quem verdadeiramente são oriundos, sejam moderados com muita parcimônia e respeito ao direito, a moral e a cidadania do próximo.
Dr. Osvaldo realizou o sonho dele e o de muitos, como fala brilhantemente a ilustre Anamaria coelho em sua carta, e eu como discente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, defendo a honra de Dr. Osvaldo com muita garra, e finalizo a fala afirmando que não precisa ser jovem para ser deputado, mas ter visão de futuro e compromisso com o povo, no mais, estamos todos a presenciar ”jovens” deputados que usaram de sua aptidão fisica e inaptidão moral, para ir até brasilia tantas vezes somente assinar o ponto, e pegar o avião de volta pra casa, e tantas e tantas coisas lamentáveis.
Eu e minha família apoiamos incondicionalmente, e desprovidos de qualquer interesse, a força do sertão, DR OSVALDO coelho, que incomoda até pelo simples fato de se candidatar.
Antes um idoso sonhador e comprometido com o povo,
Do que ”jovens” irresponsáveis, sem história, sem trabalho, sem moral, sem respeito, sem senso do ridículo,
Antes a esperança que mesmo idosa insiste em trabalhar, do que esta joavialidade mentirosa que ataca a saúde desta nação como um cancer impiedosamente destrutivo e indesejado pelos que mais necessitam, que na verdade nem tem noção que elegem estas doenças para serem seus representantes.
FORÇA DR OSVALDO, ACORDA PETROLINA !
este ultimo comentario mostra a força de osvaldo coelho poriço sempre votei em osvaldo e vou vota mais uma vez vamos lá minha gente querida de um sertão sofrido não vamos votar em osvaldo pra o sertão voltar a creser 2530 obigado petrolina por te osvaldo coelho o resto e reeto
Carissimo Carlos Brito
Sou leitor assiduo de seu blog e admiro a sua responsabilidade no seu trabalho.
Depois de ter lido os comentários, frise-se todos achei muito interessante a preocupação de alguns defederem Dr. Osvaldo, bem assim de ja acharem que o mesmo estar na hora de descansar;
Concluo que, os jovens da região do São Francisco que pouco sabem da história, talvez concordem com o pensamento de alguns que comentaram a candidatura de Dr. Osvaldo. Mas, devemos lembrar ao mais jovens, aos que para aqui migraram que DSr. Osvaldo ainda não deu a sua total colaboração dentro dos seus sonhos e vale salientar que os sonhos dele vão muito alem do que ele imagnou para esta terra que todos enaltecem.
Os agricultores dos projetos senador Nilo Coelho e Bebedouro esão sentido a falta de Dr. Osvaldo. Pois o causuismo tem sido muito claro. Nada fazem pelo Pontal.
Os estão os deputados Gonzaga Patriota, Fernandinho, Mauricio Rands(pongueiro), Fernando Ferro que criticou as lideranças em discurso nesta cidade, por ocasião da posse de Isabel Cristina lá na Codevasf.
Espero que todos que tiverem oportunidade de ler este comentario, que reflitam na hora de votar.
Carlos Brito, Um abraço.
ee os m jobens
“Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de se afastar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de silêncio, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e há tempo para a paz.”
Qual o tempo de Dr Osvaldo, o maior dos petrolinenses?
TOLO É AQUELE QUE ACHA A PERDA DA FORÇA COMO O INICIO DA MORTE.
QUEM NASCE PARA LUTAR, MORRE NESSA LUTA.
O UNICO ERRO DE OSVALDO FOI NÃO TER SUBISTITUIDO A SE MESMO, MAS COMO NÃO TEM QUEM O SUBSTITUA TERÁ DE MORRE NA LUTA, ESSA É A SINA DOS GRANDES HOMENS DE NUNCA ACEITAR-SE COMO DERROTADO( E NEM DEVE).
O sucesso e a reputação do blog (Carlos Britto) é inquestionavel….
Mas esse direito de resposta foi mais que merecido….
Porque como tantos outros Owaldo deve sim se canidatar, porque nao?
ninguem é obrigado a votar, bem como não é justo criticar as limitações físicas de qualquer cidadão da forma que esta sendo feito por alguns “bloqueiros”
Não o Britto, acho ele um grande proficional e faz as materias como deve ser. Mas os comentarios preconceituosos sim…
Concordaria, friamente com todas as aleivosias comentadas neste blog acerca do Dr. Oswaldo, se os que defendem a sua aposentadoria, não defendessem a perpetuação, dos que desejam o seu lugar.
A capacidade dos individuos não se mede pelas suas deficiencias motoras, mede-se pela lucidez e capacidade de pensar o amanhã.
Admiro aqueles que por burrice alegam não saber em quem votar. é o não saber guiar o seu próprio destino.
Quantos na Câmara Federal, não se encontram em condições mais desfavoráveis do que o Dr. Oswaldo, e por serem aliados todos os defendem. Privar-nos de uma mente lúcida em defesa dos nossos ideias, é permitir que nosso amanhã seja entregue, aos Tiricas da vida ou aventureiros como os que se apresentam em Petrolina, visando engordar os bolsos com os aparentes salários públicos.
É lamentável.
Tenho pena de vocês. Negar a Dr. Oswaldo a possibilidade de continuar sua luta, é permitir que o nosso estado permaneça sempre nas mãos dos aventureiros.