A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) realizará na próxima segunda-feira (9), no Espaço Multieventos da Univasf, o seminário “Novos tempos, novos desafios na Educação Infantil”. Participarão do evento 400 professores, coordenadores pedagógicos e gestores dos Centros de Educação Infantil, de 12 municípios convidados, além de educadores de escolas privadas e estudantes universitários.
O encontro tem como objetivo debater o novo cenário para a Educação Infantil, que traz consigo possibilidades e desafios. Será um espaço aberto que permitirá reflexões acerca dos diversos aspectos que vão desde o financiamento público à formação do professor. A programação conta com mesa redonda composta por professores das universidades locais, além de representantes do Conselho Municipal de Educação de Salvador. A doutora em Educação, Ordália Alves de Almeida, fará a palestra principal do seminário.
Segundo a gerente de Educação Infantil da Seduc, Miranery Amorim, até o ano de 2000 as creches estavam vinculadas à assistência social, e a educação infantil não era entendida como um direito, ocupando espaços periféricos nas políticas públicas educacionais. “A nova realidade compreende o oferecimento de vagas nas creches e pré-escola como um dever do poder público, ou seja, um novo cenário desponta para a modalidade, e com ele vários desafios emergem”, destacou.
Sobre a participação de municípios vizinhos, o titular da Seduc, Plínio Amorim, pontuou, “a preocupação do prefeito Isaac Carvalho é que não somente Juazeiro melhore os seus indicadores, mas que todos os municípios do nosso entorno encontrem o caminho da promoção de educação com qualidade”. A coordenadora de formação continuada, Rôsemar Duarte, complementou: “Não basta ampliar a oferta de vagas. É preciso fazê-lo com garantia de qualidade social. Diante disto, é preciso aprofundar os debates em torno dos novos limites e possibilidades da Educação Infantil no nosso país”.


