Qualificar o servidor público do município de Petrolina. Este é o objetivo do Projeto de Lei 033/10, que trata da Escola de Formação do Servidor Público no Município de Petrolina (EFSEP), de autoria do Executivo e que foi aprovado por oito votos a zero na sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (23), na Casa Plínio Amorim.
A Escola de Formação é gratuita para o servidor e funcionará na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), nos turnos matutino e vespertino. “Este será um grupo de trabalho que expande a formação do servidor público municipal e que abre as fronteiras para as demais prefeituras possam investir nos servidores públicos”, explicou a diretora acadêmica da instituição, Ruth Dias Ferreira.
Segundo Ruth, esta escola “não prevê fins lucrativos e sim a auto-sustentabilidade, com uma demanda interna proveniente das prefeituras, que bancam os cursos”, comentou a diretora, ao acrescentar que esta formação abre fronteiras para que outras prefeituras municipais possam aderir ao projeto de qualificação dos seus servidores.
Para que os cursos sejam realizados é necessário que as prefeituras “identifiquem as necessidades de qualificação. Nós temos um portfólio de cursos abertos, a exemplo de qualificações em áreas como licitação, atendimento ao público e relações interpessoais”, expôs.
O projeto entrará em vigor a partir de janeiro de 2011 e as capacitações serão ministradas por professores da Facape e de outras instituições, que ainda serão selecionados. “Estes professores que serão contratados contribuirão bastante na área pedagógica”, destacou Ruth Ferreira.
Os servidores beneficiados com os cursos serão capacitados durante o horário de trabalho.


