Governo de Pernambuco firma acordo internacional para modernizar gestão cultural

por Karem Rodrigues // 28 de outubro de 2026 às 16:00

Foto: WhatsApp / divulgação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou nesta quarta-feira (28), em Madri, na Espanha, um acordo de cooperação técnica com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para modernizar a gestão dos equipamentos culturais do Estado. A iniciativa prevê o aprimoramento dos modelos de governança, a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de estratégias para garantir a sustentabilidade dos espaços.

O Memorando de Entendimento terá vigência inicial de três anos e contempla os 17 equipamentos culturais administrados diretamente pelo Governo de Pernambuco, entre museus, cinemas, centros culturais e teatros. A parceria prevê o desenvolvimento de modelos de gestão compartilhada, o aperfeiçoamento de indicadores de desempenho e o intercâmbio de experiências com instituições culturais de países ibero-americanos.

“Pernambuco é um estado que tem na cultura uma das expressões mais fortes da sua identidade. Somos um povo que carrega tradições, saberes, ritmos e manifestações artísticas que atravessam gerações e que fazem parte não apenas da nossa história, mas também daquilo que queremos construir para o futuro“, disse a governadora Raquel Lyra.

Segundo o Governo de Pernambuco, desde 2023, o Estado já investiu mais de R$ 200 milhões em mais de 20 obras de restauração de bens arquitetônicos e religiosos. Entre os exemplos citados estão a reabertura do Cinema São Luiz, que abriga o novo Centro de Referência do Audiovisual Pernambucano, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Olinda, o Cine Theatro Guarany, em Triunfo, e o Parque Nacional dos Guararapes.

O Estado também prevê a transformação de imóveis históricos em espaços voltados à economia criativa, como a adaptação do antigo edifício do Diário de Pernambuco para sediar a Secretaria de Cultura e a implantação de projetos no antigo Liceu de Artes e Ofícios e no Armazém 11, no Recife.

Nos próximos 30 dias, deverá ser criado um grupo de trabalho para definir as ações conjuntas. Entre as possibilidades estão a instalação de um laboratório da escola digital Co.liga no antigo Liceu de Artes e Ofícios, a oferta de bolsas para gestores culturais em um programa ligado à Universidade Complutense de Madri e a participação em redes internacionais de cooperação.

Acompanharam a governadora na agenda o secretário-chefe de Gabinete da Governadora, Eduardo Vieira; os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura), Rodolfo Costa (Comunicação) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além da gerente-geral de Relações Internacionais, Marina Silva. Pela OEI, participaram o diretor-geral de Cultura, Raphael Callou, e integrantes da equipe de direção da entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários