Os 46 contemplados do Residencial Santo Expedito I, que integra o Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ em Juazeiro (BA), viveram um momento único nessa terça-feira (29). Durante a vistoria das unidades habitacionais, famílias que passaram anos vivendo de aluguel ou enfrentando dificuldades para garantir uma moradia puderam conhecer de perto o imóvel que será transformado em novo lar.
A história de Taynara Rodrigues dos Santos é marcada por muita luta e perseverança. Ela conta que mora de aluguel há mais de 11 anos e sustenta três filhos, dois deles com autismo e outras condições que exigem cuidados permanentes. Segundo Taynara, a família enfrenta dificuldades e depende de benefícios sociais. “Minha emoção agora é de gratidão. Foi muita luta, eu lutei do início até o fim. Tinha esperança, mas já estava perdendo as esperanças, porque vi que tinha muitas pessoas que precisavam, assim como eu. Mas Deus esteve comigo do início até o fim, porque sabia da minha necessidade. Não tenho nem palavras para dizer o quanto estou grata”, relatou.
Aos 76 anos, Júlia Gonçalves da Silva também celebrou a realização de um sonho aguardado durante toda a vida. Depois de décadas morando de aluguel, ela afirma que a conquista representa tranquilidade e a possibilidade de finalmente ter um lugar que possa chamar de seu. “Estou muito feliz. Morei a vida inteira de aluguel e sempre sonhei em ter minha própria casa. Hoje, poder entrar aqui e saber que esse lugar será meu é uma felicidade muito grande. É uma conquista que representa tranquilidade e uma nova fase da minha vida”, afirmou.
Maria de Lurdes Gomes da Silva é outra que viveu durante toda a vida em imóveis alugados. Nos últimos seis meses, chegou a morar de favor enquanto aguardava uma oportunidade de ter sua própria residência. Ao conhecer o imóvel, ela celebrou a nova fase. “Morei a vida toda de aluguel e, nos últimos seis meses, estava morando de favor. Estou muito feliz por ter ganhado minha casa. Agradeço a Deus e vou morar aqui em paz”, comemorou.
Edital
De acordo com o edital, a seleção observou os critérios de elegibilidade, priorização e reserva de cotas previstos na legislação do programa, incluindo a Lei nº 11.977/2009 e as Portarias MCID nº 724/2023, nº 738/2024 e nº 1.482/2023, além do Edital de Seleção Pública nº 001/2024 do Município de Juazeiro. Após a vistoria, os 46 candidatos seguem aguardando a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal, etapa necessária para a continuidade do processo de entrega das unidades.
O Residencial Santo Expedito I possui 204 unidades habitacionais. Desse total, 156 unidades foram entregues no último dia 28 de agosto. Os beneficiários já estão morando nos imóveis. Com o novo chamamento dos 46 candidatos, a prefeitura avança para a conclusão das unidades restantes. As documentações dos dois últimos candidatos, referentes às duas últimas unidades, ainda estão em fase de análise pela Caixa Econômica Federal. Assim que essa análise for concluída, a prefeitura fará a divulgação dos nomes no Diário Oficial do Município.


