A comunidade do Distrito de Cachoeirinha, na Zona Rural de Mirandiba (Sertão Central), foi a mais nova contemplada com uma creche entregue pelo Governo de Pernambuco. O equipamento foi inaugurado ontem (28) pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). O Centro de Educação Infantil (CEI) Salvador Rodrigues Xavier tem capacidade para atender até 324 crianças e amplia a oferta de vagas na educação infantil, fortalecendo o acesso a essa etapa da educação básica. O investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões.
“Esta é a 22ª unidade de creche entregue pelo governo do Estado. O equipamento vai atender famílias que poderão deixar seus filhos em um espaço adequado enquanto trabalham, com estrutura voltada ao desenvolvimento e ao cuidado das crianças”, afirmou o secretário executivo de Articulação Municipal da SEE, Natanael Silva.
A nova creche conta com dez salas de aula, projetadas para atender turmas de creche e pré-escola em jornadas de tempo integral e parcial. A estrutura inclui recepção, direção, depósito, lavabo, sala dos professores, secretaria, sala de amamentação, sala multiuso, banheiros, fraldário, lactário, solário, cozinha, despensa, paneleiro, vestiário e espaço de apoio aos funcionários. Os ambientes são integrados e contam com espaços de convivência entre as diferentes faixas etárias e aberturas que favorecem a visibilidade, o monitoramento e a fluidez espacial. Toda a estrutura atende às normas de acessibilidade.
A unidade foi construída em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O modelo estabelece que o Governo de Pernambuco seja responsável pela construção e equipagem da creche e, por meio de convênio técnico-financeiro firmado com o município, pelo custeio de sua manutenção por até um ano, referente às novas matrículas. O município, por sua vez, assume a gestão pedagógica e administrativa da unidade de ensino.
Homenagem
A creche homenageia Salvador Rodrigues Xavier, conhecido como “Vodô”. Sua trajetória foi marcada pelo trabalho, pela dedicação à vida pública e, sobretudo, pelos serviços prestados ao município de Mirandiba, especialmente ao distrito de Cachoeirinha.


