A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu, na última segunda-feira (21), a Operação ‘Sumaúma II’, que teve como foco o enfrentamento a crimes ambientais em nove Estados do Brasil. A iniciativa teve início no dia 12 de setembro e reuniu diversos órgãos ambientais, com destaque para apreensões de minério, madeira ilegal, animais silvestres, alimentos sem refrigeração e outros itens.
Entre as apreensões, destacam-se cerca de 1.000 m³; 29 toneladas de pescado, além de 35 toneladas de camarão transportadas na carroceria de dois caminhões; 135 toneladas de minério; 267 animais silvestres resgatados, sendo 140 papagaios; 1.200 unidades de Iphone apreendidas; dois aviões clandestinos; e dois maquinários para extração de minério.
Operação
A Sumaúma II corresponde à fase operativa do Curso de Fiscalização Ambiental, realizado em Florianópolis (SC), e representa a etapa de consolidação prática dos conhecimentos adquiridos pelos participantes durante a capacitação. A operação foi realizada de forma simultânea em nove bases operacionais, abrangendo diferentes regiões do país: Salgueiro em Pernambuco; Balsas no Maranhão; Vitória da Conquista na Bahia; Ji-Paraná em Rondônia; Boa Vista em Roraima; Marabá no Pará; Osório no Rio Grande do Sul; Vitória no Espírito Santo; e em Pontes e Lacerda no Mato Grosso.
A ação contou com 74 operadores formados no Curso de Fiscalização Ambiental, reunindo profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e servidores de instituições parceiras, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além dos operadores recém-formados, a atividade contou com o apoio de operadores das unidades regionais, fazendo com que o efetivo empregado na operação ultrapassasse 100 profissionais.


