Juazeiro sofre com a infestação de muriçocas

por Carlos Britto // 13 de julho de 2010 às 15:44

muriçocasSomente este ano o Blog já registrou várias reclamações de moradores de Juazeiro sobre a infestação de muriçocas. As críticas, que inicialmente eram restritas a moradores de bairros periféricos ou próximos a canais, praticamente tomou conta da cidade. Além do aumento no número de locais onde há infestação, a quantidade de mosquitos também aumentou consideravelmente.

As reclamações partem de quase todos os locais da cidade. A rodoviária, por exemplo, é um local onde as reclamações são mais intensas. “Aqui é um local predominantemente de espera, ou de quem vai embarcar ou de quem vai receber alguém. É impossível ficar parado aqui, pois as muriçocas não dão sossego”, reclama a dona de casa Maria de Fátima.

No terminal de ônibus coletivo também não é diferente. Bairros como Maria Goreth, Lomanto Júnior, Novo Encontro, Malhada da Areia, Piranga, João Paulo II entre outros, além do Centro, também não estão imunes. “A gente não consegue ficar dentro, nem fora de casa. Dormir ou assistir à televisão é uma missão impossível”, reclamou o morador Josenilton.

O Blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da  Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos,  que  informou estar estudando a possibilidade do uso de uma substância denominada ‘Cal Virgem’ para combater as muriçocas no município.

A eficácia na utilização dessa substância foi comprovada em estudo realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba, no estado de São Paulo. Além dessa análise, a Seihasp vem executando inúmeras ações de limpeza na cidade com serviços de retirada de lixo, entulhos e desmatamento com objetivo de manter a cidade limpa, bem como amenizar o desconforto da população pela grande quantidade de insetos.

Ainda segundo a assessoria, é importante salientar que as muriçocas fazem parte da natureza e o objetivo da prefeitura é amenizar os transtornos aos moradores, haja vista que não se pode acabar completamente com o problema. Nas últimas semanas a Seihasp tem executado mutirões nos seguintes bairros: Jardim Vitória, Santo Antônio, Mussambé, Maringá, Maria Goreth, Castelo Branco, Country Clube e João Paulo II. A limpeza nas áreas próximas aos canais será intensificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários