A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortaleceu a estrutura da rede estadual de vacinação. Durante a entrega, Raquel Lyra destacou as condições encontradas pela atual gestão e a importância da modernização do espaço.
“Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano”, afirmou a governadora. Entre as melhorias realizadas estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, considerada estratégica para o funcionamento da rede de imunização em Pernambuco.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta do Estado e garante melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, destacou.
Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.
Avanço
A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, afirmou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, explicou.
Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. A técnica de enfermagem Marielza Costa, que trabalha na unidade há 30 anos, também comentou as mudanças promovidas pela reforma. “É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente”, declarou. A deputada estadual Socorro Pimentel também participou da entrega e destacou a importância da obra para a saúde pública pernambucana. “Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado”, afirmou. A vice-governadora Priscila Krause, vereadores do Recife e representantes de entidades da área da saúde acompanharam a inauguração da nova estrutura.


