Questionado sobre o caso do paciente que permanece internado há três meses no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) aguardando uma vaga para realizar hemodiálise, o hospital esclareceu que não pode conceder alta ao paciente sem que haja a definição de outro local apto a dar continuidade ao tratamento, pois a medida poderia agravar o quadro renal e comprometer a assistência necessária.
Em nota, o HRJ informou que pacientes com quadro de adoecimento renal admitidos na unidade recebem acompanhamento da equipe multiprofissional. A instituição destacou que, após a conclusão do tratamento hospitalar e quando não há mais possibilidade de evolução clínica que justifique a permanência na internação, alguns pacientes necessitam apenas da continuidade do tratamento por meio da hemodiálise.
Segundo o hospital, nesses casos os pacientes são inseridos nos sistemas de regulação para serem encaminhados a instituições que atendam seus municípios de origem e disponham do serviço de hemodiálise, garantindo a continuidade adequada do tratamento.


