O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, foi anunciado como pré-candidato ao Governo do Estado pelo grupo político de Túlio Gadêlha (Rede) para as Eleições 2026. Na ocasião, também foi apresentado o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago como pré-candidato ao Senado.
No evento foi lançado o manifesto com título ‘Movimento do Sertão ao Cais: Pernambuco é do Povo’, do grupo político de Túlio. O texto propõe a construção de um projeto de desenvolvimento para o estado, enfatizando a superação das desigualdades sociais e territoriais, o fortalecimento da democracia participativa e a valorização da educação, da ciência, da cultura e do trabalho. Além de políticas públicas voltadas à segurança pública, acesso à água e ao saneamento básico, assim como foco na geração de trabalho e valorização dos servidores públicos.
De acordo com Túlio Gadêlha, o manifesto traduz a necessidade de uma nova agenda para Pernambuco. “Pernambuco precisa romper com a polarização vazia e recolocar o povo no centro das decisões. O movimento propõe um projeto que prioriza água e saneamento, educação que transforma destinos, geração de trabalho com desenvolvimento regional e participação popular real no orçamento e nas políticas públicas”, afirmou.
Na candidatura ao Senado, Paulo Rubem Santiago entra na disputa com trajetória nas áreas de economia, políticas públicas e controle social do orçamento, colaborando na elaboração do programa apresentado pelo grupo. (Fonte: Diario/PE)


