A comunidade do Distrito de Itamotinga, na Zona Rural de Juazeiro (BA), anda na bronca diante do cenário que consideram “descaso” do município em relação à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Informações repassadas ao Blog do Carlos Britto dão conta de que o posto está fechado por falta de zelador e recepcionista.
“A situação do lugar é de extrema calamidade”, desabafou um morador. A reportagem procurou a Secretaria de Saúde (Sesau), que esclareceu o problema por meio da seguinte nota enviada apela assessoria:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, em razão das recentes chuvas que atingiram a região, a situação estrutural da unidade satélite foi agravada, impossibilitando, neste momento, a realização de atendimentos no próprio local. A Sesau reforça, contudo, que a população não está desassistida.
Os usuários das comunidades seguem recebendo atendimento normalmente por meio de organização provisória da rede. O profissional médico responsável pelas localidades de Pontal e Guanhães, que compartilham o mesmo médico para assistência, está realizando os atendimentos temporariamente na unidade de referência em Itamotinga.
A medida é de caráter provisório e permanecerá vigente enquanto a Secretaria adota as providências necessárias para resolução da situação e aguarda os trâmites de contratação. A Sesau reforça seu compromisso com a continuidade da assistência e com a garantia do acesso aos serviços de saúde para toda a população.
Ascom Sesau/PMJ


