Governo de PE inaugura terceira cozinha comunitária em Ipubi

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2026 às 20:40

Foto: Hércules Tacahamach / Ascom PMI

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) de Pernambuco, expandiu sua política de combate à fome com a inauguração da terceira Cozinha Comunitária de Ipubi (Sertão do Araripe) nessa segunda-feira (9), em parceria com a prefeitura municipal. O Programa ‘Bom Prato’ agora conta com 261 unidades em funcionamento no Estado, sendo 206 implantadas na atual gestão e a nona em 2026, reafirmando seu compromisso com a segurança alimentar nos territórios pernambucanos.

A nova unidade leva o nome de Maria Eunice Cassimiro Miranda, conhecida como Dona Nice, em homenagem à sua dedicação histórica junto às famílias vulneráveis de Ipubi. Reconhecida por sua solidariedade e acolhimento, Dona Nice representa o compromisso comunitário que o Programa Bom Prato também busca fortalecer. Localizada no bairro Jardim Rocha, a cozinha funciona das 14h às 18h30, servindo jantares nutritivos à população. O equipamento opera com uma equipe de seis profissionais, garantindo qualidade no preparo das refeições e eficiência no atendimento diário.

O secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, destacou o impacto da terceira Cozinha chegar à população ipubiense: “A segurança alimentar tornou-se uma política consolidada e descentralizada em Ipubi e em Pernambuco. Com esforço e parceria temos atendido não só a população da zona urbana, mas chegado também nos distritos e bairros periféricos, garantindo comida de verdade a quem mais precisa“.

Desde 2023, o Bom Prato serviu mais de 22,4 milhões de refeições, traduzindo em proteção social, cidadania esperança para milhares de famílias em Pernambuco. Cada cozinha recebe um investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para manutenção. O funcionamento garante, no mínimo, 200 refeições diárias, distribuídas às famílias atendidas pelos serviços de assistência social, como os CRAS e CREAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários