Facape e Univasf se articulam para fortalecer cursos de Medicina no VSF

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2026 às 20:00

Foto: Ascom Facape/divulgação

A Faculdade de Petrolina (Facape) deu mais um passo concreto no fortalecimento do ensino de Medicina no Vale do São Francisco. A instituição está articulando uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o objetivo de desenvolver projetos para ampliar as oportunidades acadêmicas na região.

No dia de ontem (9), representantes da Facape participaram de uma reunião na sede da Pró-Reitoria de Ensino da Univasf para fomentar ações conjuntas voltadas à formação médica no Sertão.

Estiveram presentes o diretor-presidente da Facape, Professor Doutor Moisés Almeida; a coordenadora do curso de Medicina da Facape, Professora Doutora Paula Serra Azul; e o vice-coordenador, Professor Doutor Daniel Hirochi. O encontro também contou com a participação do pró-reitor de Ensino da Univasf, professor Marcelo Ribeiro; do coordenador do curso de Medicina da instituição; Professor Doutor Alfredo José Muniz; e da professora Virgínia de Oliveira, integrante da gestão acadêmica.

Jornada médica integrada

Durante a reunião, foi discutida a realização de projetos acadêmicos e eventos científicos conjuntos. Entre as principais propostas está o planejamento da 1ª Jornada Médica Integrada ‘Facape + Univasf’. Para Moisés Almeida, a parceria representa um avanço significativo na consolidação do ensino médico regional.

O curso de Medicina da Facape encontra-se em processo de amadurecimento, enquanto o curso da Univasf já se apresenta como um curso consolidado. Nesse contexto, nossa intenção é unir esforços no processo de formação de nossos estudantes, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento acadêmico. Estamos confiantes de que essa parceria será exitosa e mutuamente benéfica, contribuindo de forma significativa para a qualificação do ensino médico e para o fortalecimento institucional, de modo que ambas as instituições têm a ganhar“, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários