As chuvas do último final de semana mudaram o cenário da Zona Rural de Petrolina. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDRU), houve localidade que chegou a registrar quase 300 mm entre sábado (7) e madrugada de segunda-feira (9). Barragens também sangraram, como a da localidade de Primazia, que passou recentemente por serviços de melhorias feitos pela Prefeitura de Municipal, através do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros.
Na região de Sequeiro os pluviômetros registraram um grande volume. Na comunidade de Sítio Romão, região do Distrito de Rajada, o acumulado de chuvas chegou a 320 mm. No Assentamento Lindolfo Silva foram registrados 200 mm. Em Cabaceira, os pluviômetros marcaram 195 mm e em Lagoa dos Mendes, 140 mm. Na zona irrigada, a exemplo da Área 21 do Projeto Maria Tereza, os pluviômetros chegaram a registrar 150 mm de chuva.
Desde setembro de 2025, diversas barragens passaram por melhorias feitas através da SDRU. Por meio do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros, diversos reservatórios receberam serviços de limpeza e desassoreamento para que seja possível acumular o maior volume de água. Após as últimas chuvas as barragens de Salinas de Pau Ferro; Poço da Pedra, na região de Baixa Alegre; barragem Baixa do Tatu, na região de Caititu; Barragem do Canal, na localidade de Cabaceira de Cima; e barragens do Riachinho, em Riacho dos Canudos receberam água.
“A barragem está linda. Além da sangria, recebeu 15% da capacidade dela de armazenamento de água. Está um mar de água, uma benção para nós moradores da região que estávamos sofrendo com a estiagem”, destaca o morador do Sítio Horizonte, Josinaldo de Amorim.



Chovei muito na zona rural da cidade