Sem polêmica, Osório é reconduzido para próximo biênio e já elenca prioridades

por Antonio Carlos Miranda // 05 de fevereiro de 2026 às 17:59

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

O vereador governista Osório Siqueira (Republicanos) vai comandar mais uma vez a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina. A chapa única, encabeçada por Osório estará à frente do Poder Legislativo para o biênio 2027-28. A votação ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (5), após a primeira sessão plenária da Casa Plínio Amorim no semestre.

O processo de escolha da Mesa ocorreu num mar de tranquilidade – bem diferente da eleição para o biênio passado, quando o então favorito Aero Cruz (PDT) foi surpreendido pela chapa montada no apagar das luzes, que tinha Osório como candidato a presidente. Aero acabou perdendo o trono para Osório por apenas um voto.

Desta vez, o enredo dessa história mudou. Da base da governista à bancada de oposição, todos os vereadores respaldaram o nome do atual presidente, que comandará a Casa Plínio Amorim pela sétima vez (não consecutiva). A novidade ficou por conta da presença de Maria Elena (UB) como uma das integrantes da Mesa Diretora. Na eleição passada, tanto ela quanto suas colegas Rosarinha Coelho (UB) e Cláudia Ferreira (DC) apoiaram a chapa de Aero. Por isso, a Mesa acabou ficando apenas com homens.

Elena agradeceu pela escolha, lembrando que Mesa Diretora da Câmara de Petrolina chegou a ser ocupada por quatro mulheres na legislatura de 2009-12. À época ela presidiu a Mesa, que tinha ainda Márcia Cavalcante, Jussaria e Cristina Costa, e apenas Osinaldo Souza como representante masculino.

Agradecimento

A vereadora e os demais pares foram unânimes em ressaltar “a capacidade de diálogo, simplicidade e humildade” de Osório no comando do Poder Legislativo. Em breve discurso, ele agradeceu a todos por ser indicado para mais um biênio. “Gostaria de agradecer por todas as falas dos vereadores. A emoção é grande, e não tenho palavras. Agradeço em nome de todas as mulheres, ao público presente, à imprensa que cobre as sessões, aos funcionários da Casa. Estou muito grato pelo apoio para reconduzir para 2027 e 2028”, frisou.

Ele lembrou que a disputa para o biênio passado não se tratou de um ‘racha’ político, e sim de uma estratégia pelo bem do Poder Legislativo. Ele também mencionou o gesto de Aero em apoiá-lo desta vez, bem como seu grupo político, liderado pelo ex-prefeito Miguel Coelho (UB). Osório também não esqueceu os vereadores da oposição, que mesmo em linha distinta à sua, referendaram a sua eleição. Entre os compromissos para o novo mandato, ele destacou que priorizará junto com seus pares a reformulação da Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, além de um novo concurso público para vagas no Poder Legislativo.

Nova Mesa Diretora

Além de Osório como presidente, a composição da Mesa Diretora para o próximo biênio ficou assim: Gilberto Melo (UB), 1º vice-presidente; Josivaldo Barros (Republicanos), 2º vice-presidente; Capitão Alencar (PP), 3º vice-presidente; Gabriel Menezes (PSD), 1º secretário; Wanderley Alves (PDT); e Maria Elena (PDT), 3ª secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários