O deputado Luciano Duque (SD) externou sua preocupação com a seca prolongada que atinge o Agreste e o Sertão de Pernambuco. Para o deputado, a crise afeta a população e os pequenos produtores, com relatos de mortes de animais por falta de água e alimento.
Ele destacou na reunião plenária de ontem (3) na Assembleia Legislativa (Alepe) que a governadora Raquel Lyra autorizou a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para discutir a compra de bagaço da cana-de-açúcar, no intuito de garantir o alimento dos rebanhos.
Duque ressaltou, contudo, que, para que sejam tomadas as medidas necessárias, é urgente a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. “O governo precisa adquirir alimentos para os animais, precisa montar uma Operação Carro-Pipa e isso não está previsto na LOA. É preciso que a Casa agilize a votação do orçamento, que dialoga com as soluções para a população”, enfatizou.
Nos apartes, Jarbas Filho e Doriel Barros (PT) se solidarizaram à causa. Eles fizeram apelos aos governos federal e estadual para que também sejam oferecidos subsídios à aquisição de outras fontes de alimentos para os animais, como o milho e a palma.


