Com a primeira etapa da sede própria em fase final de construção, a Cia Biruta de Teatro vai tornando cada vez mais concreto um antigo sonho. O espaço está sendo erguido no C-1 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Zona Rural de Petrolina, e funcionará como um polo cultural multiuso, com capacidade para 120 pessoas e destinado a oficinas, ensaios e apresentações artísticas.
O grupo comemora a realização de um projeto coletivo. “A sede própria representa um marco cultural, transcendendo as necessidades do grupo para se tornar um equipamento público estratégico. Além da obra física, esse momento simboliza, para nós, a construção de um lugar de encontro, criação e permanência“, pontuou uma das fundadoras da Cia Biruta, Cristiane Crispim.
A proposta do grupo é descentralizar a gestão cultural, usando a criatividade como plataforma de diálogo com o semiárido. A sede está localizada em uma área carente de espaços culturais, próxima a outros Núcleos do Projeto Senador Nilo Coelho, como o N-1, N-2, N-5 e N-7. “Nossa ideia é estender o nosso raio de atuação nessa área e contribuir para ampliar a perspectiva dos jovens por meio da arte, fomentando a profissionalização cultural e fortalecendo o cenário local“, disse Antonio Veronaldo, também fundador da Biruta.
A primeira parte do projeto conta com incentivo da Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina, por meio do Edital de Chamamento Público nº 07/2024, para Obras, Reformas e Aquisição de Bens Culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa ainda tem o apoio técnico voluntário da arquiteta Sandra Guimarães e do técnico Fernando Pereira.
Cia Biruta de Teatro
Fundada em 2008, a Cia Biruta atua ininterruptamente no sertão, com forte compromisso social. Desenvolve criação teatral e formação para jovens, mantendo há mais de uma década o Núcleo Biruta de Teatro. Desde 2015, ocupa o Cineteatro Massangano (CEU das Águas), promovendo acesso regular à cultura. Seus espetáculos dialogam com questões sociais brasileiras, baseados em pesquisa antropológica e culturas populares do São Francisco. No currículo do grupo, destaca-se ainda uma série de premiações e intercâmbios com grupos nacionais e internacionais, como o Odin Teatret (Dinamarca). As informações são da assessoria.


