Especialistas do Hospital Dom Malan (HDM)/Ismep, pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, estão reforçando o alerta sobre os riscos de doenças respiratórias nesse período do ano, especialmente por conta das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), reconhecidas nas unidades de saúde. A SRAG se inicia mais precocemente no Nordeste do país em fevereiro, se estendendo até meados de julho. A doença afeta principalmente crianças.
Os primeiros cinco meses do ano são os de maior número de atendimento no Pronto Socorro Infantil do HDM/Ismep. Fatores como a volta às aulas e crianças em festas de carnaval, locais com muita gente, perto de outras pessoas gripadas, correm o risco de receber o vírus e pode evoluir de gripe para bronquiolite, que pode se tornar grave, alertam os pediatras da unidade.
O Pronto Socorro Infantil do HDM registrou, em 2025, no período de fevereiro a agosto, 22.427 casos. Desse total, 35,2% foram pacientes com Infecção de Vias Aéreas Superior – ou seja, quase 8 mil crianças doentes, com pico no número de casos no mês de maio.
Prevenção como estratégia
A prevenção contra os vírus pode ser feita com ações comuns para evitar gripes e resfriados e que ajudam a prevenir a infecção: Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de tocar no bebê; usar álcool gel sempre que possível; evitar contato do bebê com pessoas que apresentam sintomas de gripe, como coriza e tosse; manter objetos limpos; evitar ambientes fechados; evitar proximidade com fumaça de cigarro; e manter o calendário vacinal atualizado.


