O Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina, está com o estoque de leite humano em nível crítico. Atualmente, a reserva disponível é suficiente para apenas uma semana de consumo. A unidade necessita, em média, de dois litros de leite materno por dia para alimentar cerca de 50 bebês. O leite doado passa por processo de pasteurização e é destinado principalmente a recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal, UCI Neonatal, berçário externo e no alojamento canguru.
O Biama recebe doações tanto de mães que estão internadas no hospital acompanhando seus bebês quanto de doadoras externas. Para se tornar doadora, é necessário atender a critérios básicos de saúde e estar com os exames de sangue em dia, que podem ser coletados no próprio banco de leite.
Podem doar leite materno: Mulheres que estejam amamentando e em boas condições de saúde; Não há exigência de quantidade mínima de leite; O processo de doação é simples e seguro; A doadora não deve fumar, consumir bebidas alcoólicas ou fazer uso de medicamentos. É importante que a mulher esteja com o cartão de gestante para o cadastro. Após a inscrição, a doadora recebe um kit com toucas, potes de vidro e máscaras, além de orientações sobre a coleta e o armazenamento adequado do leite.
As mulheres interessadas em doar leite materno ao Biama podem entrar em contato pelos telefones (87) 3202-7002 ou (74) 99944-9444. Também é possível comparecer diretamente ao Banco de Leite Materno, que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h.


