O benefício do ‘Pix Tênis’ já começou a ser pago para estudantes da Rede Estadual de Pernambuco matriculados no ano letivo de 2026. Nesta primeira etapa, mais de 140 mil alunos estão sendo contemplados, incluindo estudantes novatos e veteranos que já realizaram a prestação de contas do valor recebido em 2025. A iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), garante um crédito de R$ 150 para a compra de um par de tênis, item que integra o fardamento escolar da rede estadual.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, a ação reforça o compromisso do Estado com a permanência dos estudantes na escola. “Cuidar da educação é, também, garantir que nenhum jovem se sinta diferente pela falta do básico e deixe de ir à escola. Quando garantimos o uniforme completo, inclusive o tênis, estamos dizendo a cada um dos nossos estudantes que ele importa”, destacou.
Criado em 2025, o Pix Tênis integra o programa Juntos Pela Educação e, em 2026, pode alcançar um investimento de até R$ 77,5 milhões. A política pública busca promover mais igualdade de condições, conforto e dignidade aos estudantes da rede estadual.
Segundo o secretário de Educação, Gilson Monteiro, o repasse antecipado contribui para um início de ano letivo mais estruturado. “Ao entregar mais um item do fardamento antes do início das aulas, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com o cuidado, a inclusão e a atenção às necessidades cotidianas de crianças e jovens”, afirmou.
Como funciona o pagamento
O valor é creditado diretamente na conta bancária do estudante maior de 18 anos ou do responsável legal, no caso de menores de idade. O pagamento ocorre em parceria com a Caixa Econômica Federal, responsável pela abertura automática da conta e liberação do crédito, sem necessidade de o beneficiário procurar o banco.
O recurso deve ser utilizado exclusivamente para a compra do tênis escolar, em lojas físicas ou virtuais que comercializem calçados. Após a compra, é obrigatória a prestação de contas, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos.
Para ter direito ao benefício, o estudante deve estar regularmente matriculado na rede estadual, ter os dados atualizados no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe) e possuir CPF regular junto à Receita Federal (do estudante maior de 18 anos ou do responsável legal). O CPF é utilizado como base para a abertura da conta e liberação do crédito pela Caixa.
Os beneficiários que receberam o Pix Tênis em 2025 e ainda não prestaram contas não receberão o novo repasse até regularizar a situação. O prazo final para a regularização é 7 de fevereiro. O procedimento deve ser feito pelo site www.meutenis.pe.gov.br. Quem tiver dificuldade com o acesso on-line pode procurar a secretaria da escola, levando a documentação necessária.
Em caso de dúvidas, os estudantes ou responsáveis podem entrar em contato pelo telefone: 0800 286 0086, e-mail: meutenis@adm.educacao.pe.gov.br ou pelo webchat disponível na plataforma do programa.


