Biometria: TRE-PE registra aumento nos atendimentos no 2º dia do mutirão

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2026 às 13:09

Foto: Ascom TRE-PE/divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou o atendimento de 5.920 eleitoras e eleitores nessa sexta-feira (30), o segundo dia do mutirão de biometria e do 1º título. Foi um quantitativo maior do que o registrado na véspera, quando 5.687 pessoas compareceram aos postos do Tribunal, totalizando 11.607 nos dois dias iniciais de mutirão.

Entre os serviços solicitados pela população, destaca-se a emissão de primeiro título para jovens entre 15 e 18 anos: foram 3.974, sendo 1.999 na quinta-feira (29) e 1.975 nesta sexta-feira (30). A emissão do título de eleitor pode ser efetuada já a partir dos 15 anos, e o voto é facultativo entre 16 e 17. Entre 18 e 69 anos, o voto é obrigatório.

Os postos do TRE-PE nos municípios do Interior do Estado registraram comparecimento de pessoas aproveitando o horário estendido proporcionado pelo mutirão. De acordo com Onasses Melo, chefe da Central de Atendimento de Caruaru, no Agreste, algumas famílias chegaram juntas para realizar seus atendimentos.

Petrolina

Em Petrolina, maior cidade do Sertão Sertão, o eleitor Everton Vinícius Valézio, 37, aproveitou o mutirão e compareceu à Central de Atendimento para solicitar a transferência do local de votação. A chance do mutirão também motivou a estudante Ana Nívea Souza Lacerda, 16. “Vim tirar o meu primeiro título, mesmo não sendo obrigatório, porque quero votar nas eleições”, disse.

O atendimento inclui também transferências de endereço e outras alterações cadastrais, além da coleta da digital, que é um dos focos do Tribunal com a iniciativa. O cadastramento da biometria vai dar mais celeridade à votação no dia do primeiro turno das Eleições 2026, em 4 de outubro, pois será mais simples para as mesárias e mesários identificarem os eleitores e eleitoras.

O atendimento segue em horário estendido, das 8h às 16h, até este sábado (31). Na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, o funcionamento volta ao horário normal, das 8h às 14h. A eleitora ou o eleitor deve realizar um agendamento prévio no site do TRE-PE. Em caso de dúvidas ou dificuldades de agendamento, é possível procurar a atendente virtual Júlia, no site do TRE-PE, ou ligar para o Disque Eleitor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (81) 3194-9400.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários