Em Petrolina, Jornada Pedagógica 2026 reunirá educadores em 9 polos

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2026 às 08:05

Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Petrolina realizará na próxima segunda-feira (2/02) a Jornada Pedagógica 2026, que marca oficialmente o início do ano letivo da rede municipal. Com uma programação ampla e descentralizada, o evento acontecerá em nove polos espalhados pela cidade, reunindo gestores, professores, técnicos e demais profissionais da educação. O tema que norteia o ano letivo neste ano é “Maria vai à escola: pelo fim da violência contra a mulher”. A Jornada propõe reflexões, formações e vivências voltadas à valorização da mulher, à promoção da cultura de paz, ao fortalecimento das práticas pedagógicas e à construção de uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.

As atividades acontecem em espaços como o Sest Senat, Nobile Suítes, Fundação Nilo Coelho, Escola do Saber, Câmara de Vereadores, Escola Rubem Amorim, além de atividades externas, como o polo “Maria pela Cidade”, que une cultura, história e vivência pedagógica, incluindo um passeio de ônibus por pontos turísticos da cidade e um passeio de barco pelo Rio São Francisco.

Dentro da programação, estão palestras como a da professora Carla Akotirene, da empreendedora social Ana Fontes, e da Monja Coen, que fará a palestra de abertura oficial do ano letivo, na Concha Acústica, com o tema ‘Petrolina por elas: que a paz seja o caminho’. Além da apresentação cultural com “As Januárias”.

Ao longo do dia, os participantes poderão escolher entre palestras, oficinas e vivências que dialogam diretamente com o cotidiano escolar e o tema proposto para o ano letivo. A proposta da Jornada é fortalecer vínculos, ampliar conhecimentos e alinhar as ações pedagógicas para o ano letivo que se inicia. As inscrições para participar das atividades começaram ontem (30), no site da SEDUCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários