HU-Univasf tem avaliação positiva de 93,3% dos pacientes, diz Ouvidoria-Geral

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2026 às 11:00

Foto: Unidade de Comunicação Social/HU divulgação

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada durante o ano de 2025. A consulta foi coordenada pela Ouvidoria-Geral da EBSERH, com a participação das Ouvidorias dos Hospitais. O Hospital Universitário (HU)-Univasf registrou o índice expressivo de 93,3% de satisfação geral dos pacientes atendidos.

Segundo a Pesquisa, 98,2% dos participantes indicam o HU-Univasf e a média da instituição foi de 9,0. Também foram contabilizadas médias específicas para os atendimentos em internação (8,4) e nos ambulatórios (8,8), além das categorias relacionadas à estrutura (8,2) e aos serviços de refeições (8,9), rouparia e limpeza (8,3), e segurança (8,5). Os resultados da PSU do HU-Univasf podem ser acessados neste link.

A ouvidora do HU, Larissa Walfredo, reforçou que a pesquisa é um meio de escuta qualificada das experiências dos pacientes, fornecendo subsídios para aprimorar a assistência prestada: “Recebemos os resultados com um profundo sentimento de responsabilidade e gratidão. Alcançar uma média geral de 9,0 em uma instituição de alta complexidade como o HU-Univasf é o reflexo de um trabalho coletivo focado na humanização e na eficiência do SUS“.

Dados

A EBSERH também divulgou os dados nacionais que reúnem as respostas dos usuários SUS sobre os 45 Hospitais da Rede. Com 31.648 consultados, a pesquisa registrou 92,5% de satisfação geral dos pacientes, média das instituições de 8,98 e o índice de que 97,6% dos participantes indicam os Hospitais. Outras médias foram: de atendimentos em internação (9,20) e nos ambulatórios (8,94), estrutura (8,58), serviço de refeições (9,01), rouparia e limpeza (8,97) e segurança (8,94).

O ouvidor-geral da EBSERH, Diego Rezende, destacou que a PSU fornece diagnósticos importantes para os Hospitais e suas respectivas áreas de gestão. Segundo ele, “os resultados permitem identificar pontos de melhoria nos serviços ofertados, possibilitando a promoção de ações coletivas e mudanças concretas na realidade institucional, além de viabilizar um espaço de escuta direta ao usuário para otimizar o protagonismo dos sujeitos numa dimensão de participação e de controle social“. Todas as edições da PSU podem ser acessadas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários