A atuação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) resultou em uma economia de aproximadamente R$ 2,3 bilhões para os cofres públicos nos anos de 2024 e 2025, sendo cerca de R$ 1,15 bilhão em cada ano. O dado, levantado pela Diretoria de Controle Externo do TCE-PE, integra o balanço das ações da instituição no biênio.
Esse resultado é fruto de correções em valores e quantitativos de licitações, auditorias em folhas de pagamento, e melhorias nos processos de gestão administrativa dos órgãos públicos. O foco do Tribunal é atuar de forma preventiva, evitando que o prejuízo aos cofres públicos aconteça.
Os números mostram como o controle exercido pelo TCE-PE contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, preservando valores expressivos que podem ser destinados às políticas públicas e aos serviços oferecidos à população.
Para acompanhar como os recursos públicos estão sendo utilizados, gestores e cidadãos podem acessar o Portal Tome Conta, que reúne informações sobre receitas e despesas, além de dados que contribuem para uma gestão mais transparente e responsável. Denúncias, reclamações, sugestões ou pedidos de informação podem ser feitos pela Ouvidoria do TCE-PE, canal direto de comunicação entre o Tribunal e a sociedade.


